Sexta-feira, 23 de maio de 2014 - 08h22
A carta sinótica elaborada pelo Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) às 15 horas (Brasília) havia indicado a atuação do sistema frontal entre o nordeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná indo até o sul do Peru evidenciando o ingresso de ar frio polar rumo à Amazônia.
A previsão dos órgãos oficiais de meteorologia brasileiros (Inmet e Cptec/Inpe) é de que ao longo desta sexta, o sistema alcance os estados do Acre, Rondônia, sudoeste do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná provocando chuva e queda acentuada de temperatura.
No Sul, especialmente no centro-sul gaúcho e no planalto sul catarinense, a temperatura máxima pela tarde tende a ser muito baixa, não passando de 10°C em algumas cidades. Já a mínima deverá ser observada ao final da noite e não logo ao amanhecer como de costume. Valores mínimos entre 0°C e 5°C são previstos para a maior parte da Região Sul, exceto boa parte do Paraná. Já marcas entre 5°C e 13°C poderão ser notadas em parte de Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso e extremo sul de Rondônia dando configurado em definitivo, portanto, o segundo evento da friagem de 2014.
Ainda não há previsão de forte resfriamento para o Sudeste, uma vez que o sistema frontal não deverá avançar com intensidade, ainda, sobre estas áreas, que terão maior sensação de frio por conta da chuva e o tempo mais nublado.
Para o sábado e o domingo, a tendência é de frio ainda mais intenso entre o Rio Grande do Sul e Rondônia, sendo que já no domingo à noite pode voltar a chover e ventar forte em parte do Sul e de Mato Grosso do Sul devido ao deslocamento muito rápido de uma área de baixa pressão localizada em torno de cinco mil metros (Vórtice Ciclônico – VC, ou baixa “segregada”), o que induz à ocorrência, normalmente, de granizada localizada.
(Crédito da imagem: Reprodução/Cptec/Inpe)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro