Sábado, 3 de maio de 2008 - 07h25
As temperaturas despencaram com o céu limpo e a ausência de nevoeiros. Assim como havia sido previsto pelo CPTEC/INPE, a mínima foi registrada na manhã deste sábado.
Daniel Panobianco – Fez frio em solo rondoniense na madrugada e nas primeiras horas da manhã deste sábado. O ar frio que chegou ao sul da Amazônia na noite de terça-feira e ao Estado de Rondônia na manhã de quarta foi reforçado por ventos mais frios nas camadas médias da atmosfera que seguiram do oceano Atlântico para o continente, a leste da Cordilheira dos Andes.
Com o enfraquecimento das instabilidades que deixaram o céu nublado por três dias seguidos causando nevoeiros e chuviscos esparsos, o céu abriu de vez e as temperaturas despencaram.
Ainda na noite de ontem, a temperatura caiu de 22° para 16°C na região de Vilhena em menos de 4 horas. O mesmo na área central do Estado que teve um declínio acentuado de 4°C das 18 às 23 horas. Mas foi ao amanhecer que as mínimas absolutas foram registradas.
No Cone Sul, os vilhenenses acordaram sob uma mínima de apenas 14°C, com ponto de orvalho de 10°C. Essa é a menor temperatura do ano em Vilhena. O recorde absoluto de frio durante o mês de maio pertence ao ano passado, quando Vilhena registrou apenas 09,5°C no dia 10.
Em Cacoal também fez frio. Pouco depois das 06 horas, os termômetros indicaram apenas 15°C, assim como em Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Ji-Paraná, que registrou três décimos acima, com 15,3°C. O recorde de frio em Ji-Paraná durante o mês de maio também pertence ao dia 10 do ano passado. Na ocasião, a mínima na cidade foi de apenas 11°C.
O frio também foi notório em todo o Vale do Guaporé, onde Costa Marques e São Miguel do Guaporé tiveram 15°C em média.
Na calha do rio Mamoré, o frio também foi presente com 16°C em Guajará-Mirim.
Nas regiões de Jaru e Ariquemes, a queda de temperatura favoreceu uma mínima de 17°C.
Em Porto Velho, a estação automática do INMET, na Zona Sul, registrou mínima de 19,2°C.
Na divisa de Rondônia com o Estado de Mato Grosso, a temperatura mínima observada na estação automática do INMET foi de apenas 12,5°C em Comodoro.
Previsão
Segundo o CPTEC/INPE, as temperaturas devem permanecer amenas a baixas nas próximas duas madrugadas em Rondônia. Ainda deve fazer um pouco de frio neste domingo e na segunda-feira, principalmente no Cone Sul e Vale do Guaporé, com mínimas entre 15°C e 17°C.
A boa noticia é que com o ar mais seco e o céu limpo, durante à tarde as temperaturas sobem gradativamente, até com sensação de calor no norte do Estado, mas à noite volta a esfriar de forma generalizada.
Dados: CTENERG – CPTEC/INPE – INMET – REDEMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro