Sábado, 12 de julho de 2008 - 10h48
As temperaturas despencaram em todas as regiões rondonienses durante a madrugada. O céu limpo e a baixa umidade relativa do ar contribuíram para o declínio acentuado.
Daniel Panobianco O amanhecer deste sábado foi mais uma vez muito frio em praticamente todo o Estado de Rondônia. As temperaturas despencaram durante a madrugada com o céu limpo. O declínio acentuado foi causado pelo resfriamento da superfície em conseqüência da perda radioativa, ou seja, a terra durante todo o dia recebe calor do sol e se aquece; À noite, esta emissão cessa e a terra começa a emitir essa radiação para o espaço. Por isso, as menores temperaturas observadas nas últimas semanas em Rondônia são mais baixas onde a altitude com relação ao nível do mar é menor.
O exemplo vem de Porto Velho e Vilhena; A capital está somente a 88 metros de altitude e Vilhena a 615 metros. Geralmente em episódios de friagem, as menores temperaturas são registradas nos pontos mais altos, como em Vilhena, mas neste caso, onde não há evento de friagem e, portanto, não há camada de ar frio em níveis mais altos da atmosfera, a queda de temperatura é perceptível nos pontos mais baixos, como leitos de rios, matas e até mesmo em cidades em topografia pouco acidentada. Esta é a explicação de Porto Velho registrar temperaturas mais baixas que em outras cidades do Estado, onde normalmente são bem conhecidas pelo frio constante do inverno.
A temperatura mínima registrada ontem na capital alcançou o recorde do ano, com apenas 16,9°C registrados na estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Mas neste sábado houve um novo recorde de frio. A mínima na mesma estação atingiu 16,3°C entre 7 e 8 horas. Hoje, portanto, foi registrada a menor temperatura de 2008 na cidade de Porto Velho e nesta região da cidade, Zona Sul.
Por outro lado, a mínima observada na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira não baixou de 19°C hoje. E esta não é a menor temperatura do ano naquela região. A menor mínima de 2008 na estação da REDEMET pertence ainda ao dia 31 de maio, com quando foram registrados 17°C durante o quarto evento de friagem.
Em outra estação, a PCD (Plataforma de Coleta de Dados) da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), a mínima registrada foi ainda mais baixa. Fez apenas 15°C em outro ponto de Porto Velho hoje. Esta também é a menor temperatura do ano observada nesta estação.
O frio também marcou presença nos demais municípios do Estado. As mínimas abaixo foram registradas em PCDs e estações de responsabilidade da SEDAM, CTENERG (Companhia Técnica de Energia), REDEMET, INMET e SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia)
Campo Novo de Rondônia (CTENERG): 13,0°C.
Ariquemes (SEDAM): 14,5°C.
Cacoal (SEDAM): 14,6°C.
Costa Marques (SEDAM): 15,0°C.
Guajará-Mirim (SEDAM): 15,0°C.
Ji-Paraná (SIVAM): 14,5°C.
Porto Velho (SEDAM): 15,0°C.
Machadinho d' Oeste (SEDAM): 16,0°C.
Porto Velho (INMET): 16,3°C.
Vilhena (REDEMET): 16,0°C.
Porto Velho (REDEMET): 19°C.
Dados: INMET REDEMET SEDAM SIVAM CTENERG
Fonte: De olho no tempo
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes