Sábado, 31 de maio de 2008 - 12h21
Os ventos fortes durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã deste sábado deram uma sensação térmica de frio sulino em plena região amazônica.
Daniel Panobianco – A temperatura despencou em praticamente todo o Estado de Rondônia, assim como previa o CPTEC/INPE e INMET há mais de uma semana. Com a cobertura de nuvens baixas e ventos constantes e moderados soprando de Sudeste, a sensação foi de muito frio, principalmente no sul do Estado.
Na cidade de Vilhena, a temperatura ontem às 22 horas já era de apenas 12°C no aeroporto Brigadeiro Camarão. Pouco depois da meia-noite, um forte nevoeiro reduziu a visibilidade horizontal para apenas 500 metros na área, o que aumentou ainda mais o ar de friagem intensa.
Às 6h15min de hoje, a mínima absoluta chegou a marcar apenas 11,8°C, a menor temperatura desde o dia 10 de maio de 2006, quando a mínima na cidade chegou a 09,5°C.
Devido aos ventos constantes, entre 25 e 27 km/h, a sensação térmica nesse patamar foi de apenas 04°C. A sensação térmica é calculada com as variáveis de temperatura ambiente e velocidade do vento em metros por segundo, que depois é convertida em quilômetros por hora. 1 m/s equivale a aproximadamente 3,6 km/h.
Em Cacoal, o frio chegou a 12°C, assim como em Pimenta Bueno e Rolim de Moura. Nestas duas cidades, o vento esteve mais fraco, mas a sensação foi de muito frio, cerca de 06°C entre as 5 e 6 horas.
Na região central do Estado o ar gelado trazido pela quarta friagem de 2008 mudou a rotina de todos. Em Presidente Médici, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, a mínima foi de apenas 12°C, com sensação de 08°C às 6 horas.
Entre Jaru e Ariquemes, regiões tradicionalmente muito quentes em Rondônia, a mínima oscilou entre 13°C e 14°C.
Na fronteira com a Bolívia, Costa Marques registrou mínima de 13°C, mas como os ventos sopraram com intensidade pela calha do rio Guaporé, a sensação foi de 09°C.
Em Guajará-Mirim, o frio nas primeiras horas foi de 14°C.
Até mesmo em Porto Velho, o ar polar conseguiu provocar influências, embora com bem menos intensidade que no interior. A mínima no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira foi de 17,5°C e na estação automática do INMET na Embrapa, Zona Sul, a mesma chegou a 17°C.
Previsão
O ar gelado continua em Rondônia neste sábado, onde as temperaturas máximas mais uma vez devem ser muito baixas. O sol dificilmente aparecerá, pois ainda há muita nebulosidade em todas as regiões, mas mesmo que apareça, o calor não voltará.
Na madrugada de domingo volta a fazer frio e no decorrer do primeiro dia de junho, as temperaturas durante o dia voltam a subir gradativamente, segundo previsões do CPTEC/INPE.
Dados: CPTEC/INPE – INMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se