Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 14h22
O Teatro Dominguinhos, de Ji-Paraná, abrirá suas portas no próximo dia 6 para o 1º Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Rondônia, que tem por objetivo mobilizar e sensibilizar as autoridades municipais da região sobre a importância da implementação da política nacional do setor, conforme estabelece a legislação federal.
A Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), segundo a qual os municípios precisam se organizar de maneira a destinar o lixo urbano, conforme preconizam as legislações ambientais, além de fomentar a geração de emprego e renda dos catadores.
O evento será dividido em dois momentos. Pela manhã, o procurador de Justiça do Estado do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, abordará o tema: “Situação da Implantação da PNRS”.
Ainda na parte da manhã, o Projeto Recicla Rondônia será apresentado por representantes da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas); e servidores estaduais detalharão os planos estadual e intermunicipal de resíduos sólidos.
À tarde, o encontro será retomado com a apresentação de “Experiências Exitosas” sobre a implantação da PNRS. Os exemplos são de Ministro Andreazza (RO) e Tibagi (PR). O custo para operacionalização e implantação da PNRS em cada município, bem como, a fonte de financiamentos, são os atrativos das palestras vespertinas.
As autoridades constituídas e catadores da região já estão sendo convidados para o evento. Nesta quinta-feira (24), o secretário-executivo regional, Romildo Pereira, ficou designado de promover a mobilização de prefeitos, vereadores, associações e cooperativas das cinco cidades que integram as ações da Secretaria Executiva Regional, que são Presidente Médici, Alvorada, Teixeirópolis, Urupá e Ji-Paraná.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro