Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 14h22
O Teatro Dominguinhos, de Ji-Paraná, abrirá suas portas no próximo dia 6 para o 1º Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Rondônia, que tem por objetivo mobilizar e sensibilizar as autoridades municipais da região sobre a importância da implementação da política nacional do setor, conforme estabelece a legislação federal.
Secretário-executivo, Romildo Pereira está mobilizando autoridades e representações dos catadores para o evento
A Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), segundo a qual os municípios precisam se organizar de maneira a destinar o lixo urbano, conforme preconizam as legislações ambientais, além de fomentar a geração de emprego e renda dos catadores.
O evento será dividido em dois momentos. Pela manhã, o procurador de Justiça do Estado do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, abordará o tema: “Situação da Implantação da PNRS”.
Ainda na parte da manhã, o Projeto Recicla Rondônia será apresentado por representantes da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas); e servidores estaduais detalharão os planos estadual e intermunicipal de resíduos sólidos.
À tarde, o encontro será retomado com a apresentação de “Experiências Exitosas” sobre a implantação da PNRS. Os exemplos são de Ministro Andreazza (RO) e Tibagi (PR). O custo para operacionalização e implantação da PNRS em cada município, bem como, a fonte de financiamentos, são os atrativos das palestras vespertinas.
As autoridades constituídas e catadores da região já estão sendo convidados para o evento. Nesta quinta-feira (24), o secretário-executivo regional, Romildo Pereira, ficou designado de promover a mobilização de prefeitos, vereadores, associações e cooperativas das cinco cidades que integram as ações da Secretaria Executiva Regional, que são Presidente Médici, Alvorada, Teixeirópolis, Urupá e Ji-Paraná.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se