Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Governador denuncia ao ministro do Meio Ambiente invasão ao Parque Pacaás Novos em Campo Novo de Rondônia


Gente de Opinião

Governador Confúcio Moura denunciiu ao ministro Sarney Filho as invasões ao Parque Pacaás Novos

Em sua viagem a Brasília na última quarta-feira (18), o governador Confúcio Moura encaminhou denúncia ao ministro do Meio Ambiente (MMA), José Sarney Filho, de invasões ao Parque Nacional Pacaás Novos em Campo Novo de Rondônia e à reserva indígena Uru-Eu-Wau-Wau. O parque Pacaás Novos possui área de 708 mil hectares e foi criado em 21 de Setembro de 1979.

No encontro, foram requeridas pelo governador medidas e providências urgentes que interrompam ações criminosas no local. Confúcio Moura entregou ao ministro documentos com registros de maquinários pesados abrindo clareiras na floresta.

Nos dados estaduais, o parque mantinha-se até 2015 como uma das poucas áreas protegidas ainda totalmente preservadas. porem, a partir de dezembro daquele ano surgiram lideranças na região que disseminaram a informação de que áreas de florestas pertencentes à União poderiam ser loteadas, e que no futuro seriam legalizadas.

A denúncia ainda cita que entre os invasores estão garimpeiros, ex-garimpeiros e pessoas que se autodenominam “sem terras”. Também são descritos indícios de que grandes comerciantes e fazendeiros locais fomentam invasões fornecendo cestas básicas e pagando diárias a pessoas de baixa renda que executam os trabalhos de desmatamento e demarcação de lotes.

O governador ressaltou que o Parque de Pacaás em Campo Novo deve ser um patrimônio da humanidade. “Tanta beleza que tem lá, espécies raríssimas , inclusive aves que só tem lá. Não é de Rondônia. É do mundo”, afirmou Confúcio.

O ministro demonstrou-se bastante preocupado com o fato, e pediu a presença na reunião do presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, e sua equipe técnica. “Vejo que o governador se preocupa com a preservação e sustentabilidade. Que a gente possa dar um destino adequado a nossas florestas para continuar prestando serviço ambiental, ao mesmo tempo que ajude a diminuir a combater a pobreza”, frisou.

O ministro ainda declarou que vai encaminhar  a equipe técnica do órgão para iniciar ações com o objetivo de solucionar o caso e agendou para dia 9 de fevereiro uma vista ao Estado de Rondônia para tratar especificamente sobre desmatamento. Além do ministro.

Também participaram da reunião, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel; os chefes de gabinete do MMA, Carlos Henrique de Souza Pereira e Diva Carvalho, além do secretário do MMA, Edson Duarte.


Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)