Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Governo de Rondônia solicita apoio ao Ibama para implantar unidades de conservação nas reservas estaduais


Gente de Opinião

Reunião no Ibama, na segunda-feira, 30

Em audiência nesta segunda-feira (30), no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o governador Confúcio Moura solicitou ao diretor-geral do Departamento do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, o apoio para que Rondônia possa implantar as reservas estaduais nas unidades de conservação e também em todas as terras cedidas pela União ao governo do estado.

Para o governador, os projetos de concessão de florestas significa a exploração racional mediante lei, das madeiras existentes dentro das florestas. “Isso é muito importante para Rondônia, porque gera muitos empregos, gera riqueza e oportunidades, além de proteger a floresta em pé”, disse.

Na audiência ficou instituída a criação de uma agenda para se criar o dia do Serviço Florestal Brasileiro em Rondônia e firmar uma parceria entre os governos federal e estadual. A ideia é apresentar todas as iniciativas do Serviço Florestal Brasileiro como: o Inventário Florestal Nacional, Cadastro Ambiental Rural e o programa de concessões de florestas estaduais.

De acordo com Joberto Veloso, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Rondônia é o Estado da federação que está com o estágio mais avançado do Inventário Florestal Nacional. Segundo ele, o projeto faz um levantamento das informações de todas as florestas do país, e esse trabalho é diferente, porque as equipes vão ao campo saber informações da floresta por dentro, e não por satélite.

PIONEIRO

Veloso afirmou que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está executando esse trabalho em 13 estados do país.  “Iniciamos na região Amazônia no ano passado e Rondônia é o primeiro estado da federação que irá concluir a coleta de dados. Isso vai ser muito importante, porque irá gerar informações, e essas informações servirão por exemplo, para o governo traçar suas políticas de conservação ambiental”.

Participou também da audiência, a Superintendente da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra),  Elizete Lionel.
 


Fonte
Texto: Zózimo Macêso
Fotos: Alex Nunes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)