Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Granizo atinge bairros de Porto Velho, RO


A chuva que é “rara” em cair no mês de agosto na maior parte de Rondônia, precipitação de granizo é algo ainda mais incomum. No mínimo, os registros dos últimos 30 anos datam cinco eventos com granizo na capital de Rondônia.

Na tarde desta sexta-feira (01), dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do aeroporto local não reportaram chuva, muito menos granizo, mas o fenômeno foi observado em outros bairros da cidade.

A precipitação foi rápida, segundo a Defesa Civil e em vários pontos sequer houve acúmulo de água. Rajadas de vento levaram poeira também, principalmente para áreas das Zonas Sul e Leste de Porto Velho.

O granizo não é comum de ser verificado com regularidade na região Amazônica, mas ocorre, principalmente, quando ocorre uma troca muito rápida de massas de ar e de parcelas de umidade.
No caso de Porto Velho, o ar seco e mais frio que diminuiu a temperatura nos últimos dias foi rapidamente substituído pelo ar muito quente e por uma carga maior de umidade que desceu do Amazonas.

 

Gente de Opinião

(Crédito da imagem: Arquivo/Alana Robert)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)