Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ibama e Exército apreendem máquinas de garimpeiros


Folha Online

Uma operação realizada pelo Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e pelo Exército para desocupar um garimpo localizado às margens do rio Puruí, afluente do rio Japurá, no Amazonas, apreendeu oito dragas que eram usadas no local desde 1994 e aplicou mais de R$ 98 milhões em multas.

Também foram desmontados outros dois garimpos em terra firme, onde garimpeiros destruíam áreas de preservação permanente para extração do ouro.

Segundo o Ibama, a operação resultou no fechamento da fronteira com a Colômbia no dia 20 de março, evitando que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) resgatasse os garimpeiros, como ocorreu em 2006 durante operação semelhante. A foz do rio Puruí com o rio Japurá também foi bloqueada, fechando os garimpeiros na área.

Todo o material apreendido está sendo levado ao município de Tefé (AM), onde devem ser entregues ao comando da 17ª Brigada do Exército, à Polícia Federal e à Superintendência do Ibama no Estado. O material deverá chegar ao destino na manhã de sexta-feira.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)