Terça-feira, 15 de janeiro de 2008 - 08h54
Fiscais do Ibama em Santarém, no oeste do Pará, apreenderam ontem cerca de 500 metros cúbicos de madeira serrada de várias espécies, que estava sendo transportada em balsas no Rio Tapajós. As balsas carregadas vinham de Miritituba tendo Belém como destino e foram detectadas em vôo de monitoramento na Flona do Tapajós, sendo abordadas pela fiscalização no início da noite de quinta-feira (10), com o apoio de bombeiros do 4º GBM. As embarcações ficaram retidas em Santarém enquanto os fiscais realizaram o trabalho de cubagem das cargas e conferência de documentos na sexta-feira, no sábado e no domingo.
Foram apresentadas à fiscalização dezenas de Notas Fiscais, Guias Florestais (GF) e Documentos de Origem Florestal (DOF), que foram minuciosamente analisados e conferidos, o que resultou na aferição de diversas irregularidades. Parte da carga não correspondia à documentação apresentada, além disso, foram encontradas divergências entre dados constantes em alguns dos documentos e incompatibilidades com o local e hora da abordagem.
Os responsáveis pelas cargas de madeira em situação ilícita serão autuados. As madeiras irregulares foram apreendidas e devem ser transportadas para a Gerência Executiva do Ibama em Santarém, onde serão depositadas. As balsas e o empurrador utilizados no transporte irregular também foram apreendidos. As cargas em situação regular seguem normalmente para os seus destinos.
É importante destacar que a exploração e conseqüentemente o transporte ilegal de madeira não trazem nenhum benefício social, econômico ou ambiental à região onde são praticados, não geram benefícios sociais e não recolhem impostos para melhorias dos serviços públicos além de degradarem o Meio Ambiente. Em geral, a madeira explorada ilegalmente é furtada de terras públicas ou de Unidades de Conservação. O Ibama em Santarém intensificará as ações de fiscalização neste ano visando coibir estes e outros crimes ambientais em toda a sua área de abrangência.
Fonte: Ascom/Ibama
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se