Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

IBAMA MULTA MADEIREIRA DE SUECO DONO DE TERRAS NA AMAZÔNIA EM 381 MILHÕES


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou em R$ 381 milhões a madeireira Gethal Amazonas S.A., do sueco Johan Eliasch, investigado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por suspeita de irregularidades na compra de terras na Amazônia.

De acordo com o Ibama, a empresa não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o órgão em 2005, se comprometendo a apresentar certidões de posse e certificado de regularidade de propriedades.

A principal multa, segundo o órgão, refere-se à extração, transporte e comércio de cerca de 700 mil metros cúbicos de madeira – o equivalente a 230 mil árvores – em desacordo com a legislação ambiental brasileira.

Além da multa, o Ibama determinou o embargo federal nas áreas do plano de manejo da empresa. A regularidade das propriedades do empresário sueco também serão alvo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que estuda pedir o cancelamento de registros de terras supostamente adquiridas por Eliasch, na Amazônia.

Nos próximos dias, segundo o Incra, a Procuradoria Federal Especializada (PFE) enviará procuradores aos municípios amazonenses de Manicoré e Itacoatiara para verificar a existência de registros de imóveis em nome da madeireira Gethal nos cartórios municipais.

O Incra tem registro de 33 mil imóveis adquiridos por estrangeiros, que somam mais de 5,5 milhões de hectares.

Luana Lourenço
Agência Brasil


Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)