Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron e Sebrae fecham parceria para potencializar ‘Peixe Certificado’ em RO


 
O projeto de piscicultura atende a uma estimativa de 120 produtores de pescado em regiões como a de Ariquemes, Pimenta Bueno e no Cone Sul.  
 

Os consultores e coordenadores de projetos do Sebrae, João Machado Neto, e Raimundo Ildomar, estiveram na última terça-feira (20), na sede da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), para apresentação de quatro novos projetos ligados ao segundo setor. Três deles pertencem, particularmente, à piscicultura (Projeto de Piscicultura do Cone Sul, Projeto de Piscicultura de Pimenta Bueno e o projeto do Vale do Jamari), e um último; referente à produção de leite e derivados em Ariquemes e Ji-Paraná.

De acordo com o consultor, os projetos contam com a parceria do Idaron, Seapes, Senar, Emater, Embrapa, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, e buscam capacitar os produtores em gestão de propriedade rural, além disso, pretendem achar melhores canais de comercialização que possam valorizar os produtos sem esquecer das exigências ambientais e da sanidade animal propostas como metas em Rondônia.

Machado ressalta que o projeto de piscicultura atende a uma estimativa de 120 produtores de pescado em regiões como a de Ariquemes, Pimenta Bueno e no Cone Sul, em áreas de Colorado do Oeste, Vilhena, Corumbiara e Cabixi. O consultor relatou ainda que está bem adiantado o processo de certificação do peixe criado em cativeiro. Chips estão sendo implantados em nos peixes para facilitar a rastreabiliadade e, consequentemente, credenciar mais valor econômico e qualidade de produto as criações rondonienses. O objetivo a curto prazo é efetivar a produção de pescado com qualidade, e obter um selo de certificação.

Em março último, equipes do Idaron e Sebrae se reuniram e formalizaram a integração da Agência à parceria que está efetivando os projetos de desenvolvimento da cultura do tambaqui e da produção de leite e derivados em três regiões geográficas de Rondônia. Em abril, os primeiros passos práticos da parceria foram celebrados com a implementação do projeto sediado em Ariquemes e no Cone Sul. A estimativa imediata é um aumento de 20% para a produção de pescado já neste período.

Fonte: A/I IDARON

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)