Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron e Sebrae fecham parceria para potencializar ‘Peixe Certificado’ em RO


 
O projeto de piscicultura atende a uma estimativa de 120 produtores de pescado em regiões como a de Ariquemes, Pimenta Bueno e no Cone Sul.  
 

Os consultores e coordenadores de projetos do Sebrae, João Machado Neto, e Raimundo Ildomar, estiveram na última terça-feira (20), na sede da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), para apresentação de quatro novos projetos ligados ao segundo setor. Três deles pertencem, particularmente, à piscicultura (Projeto de Piscicultura do Cone Sul, Projeto de Piscicultura de Pimenta Bueno e o projeto do Vale do Jamari), e um último; referente à produção de leite e derivados em Ariquemes e Ji-Paraná.

De acordo com o consultor, os projetos contam com a parceria do Idaron, Seapes, Senar, Emater, Embrapa, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, e buscam capacitar os produtores em gestão de propriedade rural, além disso, pretendem achar melhores canais de comercialização que possam valorizar os produtos sem esquecer das exigências ambientais e da sanidade animal propostas como metas em Rondônia.

Machado ressalta que o projeto de piscicultura atende a uma estimativa de 120 produtores de pescado em regiões como a de Ariquemes, Pimenta Bueno e no Cone Sul, em áreas de Colorado do Oeste, Vilhena, Corumbiara e Cabixi. O consultor relatou ainda que está bem adiantado o processo de certificação do peixe criado em cativeiro. Chips estão sendo implantados em nos peixes para facilitar a rastreabiliadade e, consequentemente, credenciar mais valor econômico e qualidade de produto as criações rondonienses. O objetivo a curto prazo é efetivar a produção de pescado com qualidade, e obter um selo de certificação.

Em março último, equipes do Idaron e Sebrae se reuniram e formalizaram a integração da Agência à parceria que está efetivando os projetos de desenvolvimento da cultura do tambaqui e da produção de leite e derivados em três regiões geográficas de Rondônia. Em abril, os primeiros passos práticos da parceria foram celebrados com a implementação do projeto sediado em Ariquemes e no Cone Sul. A estimativa imediata é um aumento de 20% para a produção de pescado já neste período.

Fonte: A/I IDARON

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)