Quarta-feira, 19 de novembro de 2008 - 17h57
Desde 2003, quando o estado foi declarado área livre de febre aftosa pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) vem fazendo um trabalho de monitoramento e vigilância da circulação do vírus da doença em todas as áreas onde há criação de bovinos e bubalinos.
De acordo com o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Márcio Petró, as propriedades fiscalizadas são escolhidas por critérios exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em conjunto com o Centro Panamericano de Febre Aftosa, além dos órgãos responsáveis pela sanidade animal de Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Quando uma área de criação é escolhida, há a notificação dos pecuaristas e, em seguida, ocorre a coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para testes no laboratório do MAPA. Neste local, é verificada se houve a presença ou não do vírus da doença em Rondônia.
A novidade deste ano ficou por conta do projeto piloto desenvolvido por estes países que realizam atividades de monitoramento e vigilância de fronteira internacional. Em Rondônia, as ações da Idaron acontecem em parceria com o Fundo Emergencial de Febre Aftosa (FEFA) e o MAPA. Nós nos concentramos nos nove municípios que fazem fronteira com a Bolívia, pois o país vizinho ainda não é considerado pela OIE, área livre de febre aftosa, aponta Márcio Petró.
No Brasil, as fiscalizações ocorrem nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É importante que os produtores, não só do nosso estado, mas ao longo da fronteira com a Bolívia e Paraguai, recebam os funcionários responsáveis pela coleta deste soro, pois desta maneira, vamos manter afastado o risco da volta da febre aftosa, o que pode prejudicar a economia rondoniense e brasileira, finaliza Petró.
Fonte: IDARON/Felipe Corona
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se