Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 - 17h05
Os dois jornalistas, Helmut Reuter e Francho Báron, correspondentes de agências de notícias, veículos impressos e de TV estrangeiros com CNN, Televisa do México, El País e outros, vieram a Amazônia a convite da WWF Brasil e lnternacional, que trouxe também o renomado fotógrafo Zig Koch especializado em Amazônia.
Os meios de comunicação já tinham demonstrado interesse em cobrir assuntos relacionados ao meio ambiente na Amazônia. Entre os principais estão a votação do novo código Florestal, prevista para a semana que vem no Congresso e os impactos das Hidrelétricas na Amazônia.
O trabalho na região começou em Porto Velho, onde deve durar dois dias e em seguida o grupo segue para Manaus, onde ficará mais alguns dias. Na capital de Rondônia o primeiro contato do WWF Brasil foi com a Associação de defesa Etnoambiental Kanindé que tem dado todo o apoio em termos de informações contidas no banco de dados e imagens da entidade. Israel Vale, coordenador da Kanindé e Ivaneide Bandeira, coordenadora de projetos deram uma longa entrevista de 4 horas falando sobre assuntos ligados ao meio ambiente no Estado. Falaram sobre as polêmicas em torno da votação do Código Florestal e sobre os impactos causados pela construção das duas hidrelétricas do Rio Madeira, Jirau e Santo Antônio.
Depois de ter bastante informação os jornalistas foram a campo acompanhados do técnico da Kanindé Leonardo Cruz, coordenador do projeto de índios isolados da instituição. Os jornalistas visitaram as novas vilas de Mutum e Teotônio e viram de perto os impactos do avanço dos lagos formados pelos reservatórios das duas usinas.
No Bairro Cai n água o desmoronamento de barrancos e na antiga estrada do Teotônio foram surpreendidos pela água do lago que invadiu a pista e fez com que o acesso até a Nova Vila Teotônio aumentasse.
Os jornalistas conversaram com moradores, coletaram depoimentos sobre a vida na nova vila. O conteúdo desse material vai poder ser conferido em reportagens especiais em veículos Internacionais do mundo inteiro como New York Times, El Pais, CNN, Televisa etc.
Fonte: Kanindé
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se