Terça-feira, 10 de junho de 2008 - 20h29
O maior produtor de arroz do município de Porto Velho recebeu nesta terça-feira (10) a visita do prefeito Roberto Sobrinho, para presenciar o início da segunda colheita de arroz do ano, também conhecida como safrinha. Laumir Bálico plantou 70 hectares e obteve produtividade em torno de 40 sacas por hectare, um dos maiores índices do país.
Utilizando agricultura mecanizada, plantio direto e respeitando as leis ambientais, Bálico vem obtendo duas safras por ano, na mesma área (uma de arroz e uma de soja). A soja vai toda para o exterior (via Cargil) e o arroz, tipo 1, é consumido em Rondônia. E ainda tem gente que diz que esta terra é ruim para plantar. Quem diz isto, fala sem conhecimento de causa, observa o produtor de alimentos que está apenas há cinco anos no Estado e já tem planos de expansão.
Depois da exposição de Laumir Bálico, o prefeito Roberto Sobrinho afirmou ser esta uma demonstração prática de que é possível caminhar lado a lado, a agricultura familiar, o agronegócio com o desenvolvimento sustentável, destacou o prefeito, lembrando que as ações desenvolvidas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) contribui para melhorar a qualidade da produção local, com apoio aos produtores.
A Semagric vem trabalhando com vários produtores com a correção de áreas degradadas e aplicação de calcário, transporte fluvial e terrestre da produção agrícola para a feira do produtor, abertura e melhorias de vicinais entre outras ações.
Estamos diariamente trabalhando com os produtores rurais, especialmente para melhorar a qualidade dos seus produtos e aumentar a sua capacidade de produção, pois não podemos esquecer que o consumo interno vem crescendo, e com o instalação das hidrelétricas aumentará significativamente e a prefeitura está fazendo sua parte para que os produtores sejam beneficiados com este processo de crescimento da cidade, disse a secretária de agricultura, Josélia Saraiva.
Fonte: Ascom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro