Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Incra trabalha para solucionar sobreposição na terra Uru-Eu-Wau-Wau


 A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia foi palco, nesta terça-feira (15), de reunião para propor a negociação entre os órgãos públicos envolvidos na sobreposição da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau com lotes titulados pelo Incra no Projeto Burareiro.

Com a demarcação da área indígena, no final da década de 70, cento e vinte produtores rurais ficaram com seus lotes imersos na terra destinada aos Uru-Eu-Wau-Wau, gerando um conflito que permaneceu sem solução até os dias de hoje.

Para mudar esse quadro, o atual superintendente do Incra, Carlino Lima, convocou reunião com Ibama, Sipam, Funai e representantes dos agricultores locais e propôs a criação de um grupo de trabalho. "Uma portaria conjunta entre essas instituições vai criar um grupo de trabalho para emitir nota técnica com saída para o problema", disse Carlino.

Ainda essa semana, o Incra dará o primeiro passo, enviando ofício aos órgãos solicitando indicação de representante para o grupo. A intenção é de que até o final do mês a comissão esteja constituída. "Só não dá mais para continuar a ver esses agricultores sem poder produzir", ressaltou o superintendente. 

Fonte: Ascom - Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)