Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal


Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal - Gente de Opinião

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Rocha, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), continua a impulsionar inovações em práticas sustentáveis e educação ambiental. Central para seus esforços, o Laboratório de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal (REProFlor), localizado no Campus de Rolim de Moura, serve como um hub de pesquisa e extensão, estabelecendo novos padrões para o estado.

Inaugurado em dezembro de 2019, o REProFlor apoia os cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, além de outros programas de graduação e pós-graduação, promovendo colaboração interdisciplinar. O laboratório não só facilita a educação ambiental como também desenvolve projetos de pesquisa sobre manejo de florestas plantadas e conservação de ecossistemas.

Com equipamentos modernos e espaços dedicados para experimentos, o REProFlor realiza análises diversas, incluindo amostras de água, com possibilidade de expandir suas análises mediante planejamento. Seu compromisso com a expansão contínua é apoiado pela Unir/Campus Rolim de Moura e por fundos de parcerias e iniciativas de fomento.

O laboratório opera três linhas de pesquisa principais: Crescimento e Produção Florestal, Ecologia e Silvicultura, e Educação Ambiental. A Dra. Karen Janones da Rocha coordena a linha de Crescimento e Produção Florestal, onde programas como "Implantação e manejo para usos múltiplos de povoamentos florestais" e "INTEGRA FLORESTA" integram diversos projetos que engajam acadêmicos em todas as etapas da cadeia produtiva do manejo florestal.

Em um dos projetos chave, "Eucalyptus e suas potencialidades como mecanismo de sustentabilidade em empreendimento termoelétrico em Rondônia", colabora-se com a Eletrogoes Florestal para analisar diferentes materiais genéticos de eucalipto, visando melhorar as práticas de manejo e sustentabilidade.

Fundada em 2009, a Eletrogoes Florestal é pioneira na cadeia produtiva do eucalipto em Rondônia, desde a produção de mudas clonais até a comercialização da madeira. Em 2023, produziu 4,6 milhões de mudas, com planos de expansão para 9 milhões anualmente. A empresa gerencia clones próprios — EG 2010, EG 1001 e EG 5001 — e um clone plástico — AEC 0144, operando uma área experimental de 100 hectares para o aperfeiçoamento contínuo dos clones.

A colaboração entre a UNIR e a Eletrogoes Florestal destaca-se como um modelo de sucesso para a integração de práticas acadêmicas e industriais, impulsionando o desenvolvimento econômico e ambiental em Rondônia.

          Para mais informações sobre o REProFlor, contate pelo e-mail reproflor@unir.br, e sobre a Eletrogoes Florestal, contate pelo telefone 69 9.8479-8493 ou pelo e-mail viveiro.administrativo@eletrogoes.com.br.

 

Link para o vídeo:

https://youtu.be/2Wu_obVHQ5I?si=LMGihOcDT7pYMg6-

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)