Domingo, 26 de abril de 2009 - 12h02
Evento valoriza ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN , vinculado ao Ministério da Cultura, lança a 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A participação está aberta a empresas, instituições e pessoas de todo o país e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio nas Superintendências Regionais do Iphan.
Em Rondônia, as ações serão pré-selecionadas por uma comissão presidida pelo Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna e constituída por representantes de diversas áreas culturais do Estado.
As ações selecionadas em todo o país serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pelo Presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e por representantes de instituições do Governo Federal e outras entidades ligadas à preservação do patrimônio cultural.
O prêmio está dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.
Cada ação poderá ser inscrita em somente uma categoria. Os candidatos devem apresentar as ações em forma de dossiê, datilografado ou impresso em ambiente word. Ao dossiê, é necessário agregar elementos iconográficos, audiovisuais ou qualquer outra espécie de material ilustrativo ou produto ? elementos que possibilitem a plena caracterização da atividade ? tais como: desenhos, fotografias, slides, mapas, cartazes, folhetos, revistas, livros, fitas cassete e de vídeo, cd rom, cd, dentre outros. Os participantes devem apresentar também um resumo da ação ? no máximo duas páginas de 30 linhas ? com o objetivo de facilitar a divulgação.
Os vencedores serão anunciados durante o mês de julho, juntamente com a data e local onde acontecerá a cerimônia de entrega das premiações.
O prêmio é constituído de um troféu, um certificado e 20 mil reais.O prêmio foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Seu nome é uma homenagem ao primeiro dirigente da instituição, que em 1936, por indicação de Mário de Andrade e Manuel Bandeira, foi convidado pelo Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema a organizar e dirigir o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Em Porto Velho a sede da Superintendência do IPHAN é na Av. Presidente Dutra nº 2234 e o telefone é (69) 3223 5490. O edital também está disponível no endereço eletrônico www.iphan.gov.br.
Fonte: Alberto Bertagna
Superintendente Regional em Rondônia e Acre
16a Superintendência Regional/IPHAN (RO/AC)
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro