Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Laboratório de Ictiologia e Pesca da Unir brilha em Encontro



A equipe do Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia-UNIR sob coordenação da Prof. Dra. Carolina Doria apresentou no XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia que ocorreu em Manaus de 30 de janeiro a 4 de fevereiro último   24 trabalhos em painéis e sessões. Foram apresentados resultados de 2 anos de pesquisa na Bacia do Madeira sobre a Ictiofauna (peixes) Laboratório de Ictiologia e Pesca da Unir brilha em Encontro  - Gente de Opiniãoda região, sobre a ecologia e biologia das espécies de peixes e sobre a pesca na região. Os estudos estão inseridos dentro do Programa de Conservação da Ictiofauna, componente do Programa Básico Ambiental, da Usina Hidroelétrica de Santo Antônio que é desenvolvido em parceria com o Laboratório da UNIR.

O Programa tem como objetivo geral acompanhar as transformações das comunidades de peixes e da pesca no rio Madeira, decorrentes das atividades de implantação do Aproveitamento Hidrelétrico Santo Antônio. Além disto, os resultados obtidos atendem às exigências de informações e pretendem orientar e gerar resultados para a adoção de estratégias que possam mitigar os possíveis impactos causados pelo empreendimento. Até o momento os pesquisadores identificaram a ocorrência de cerca de 777 espécies de peixes, sendo um dos maiores levantamentos de peixes do mundo. Fruto de um enorme esforço dos pesquisadores e da empresa em garantir um extenso levantamento da região antes do fechamento do barramento.  O material coletado durante as expedições de pesquisa representa um riquíssimo patrimônio da biodiversidade da região é mantido na Coleção Ictiológica da UNIR.

Outro impacto positivo do projeto reside na formação dos alunos e consolidação da ciência no Estado. O projeto, no momento, envolve cerca de 25 alunos da graduação (do curso de Biologia e outros) 3 mestrados, tendo já formado 3 mestres e 1 doutor.  A parceira com outros Institutos de pesquisa renomados como INPA e USP é também de grande importância para a região. Na comitiva de Rondônia no evento estiveram presentes 20 pessoas sendo10 alunos e 10 pesquisadores associados ao grupo de pesquisa.

 Fonte: Sílvo Persivo
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)