Sábado, 11 de maio de 2024 - 08h10
Neste sábado (11), a partir das 19h, acontecerá o lançamento dos
guias Primatas do Povo Paiter Suruí e Primatas do Estado de Rondônia. Os guias
inéditos contaram com a contribuição de pelo menos 13 pesquisadores e
representam uma nova fase nos estudos sobre primatas no estado. No total, foram
catalogadas 29 espécies desses animais. No guia, cada espécie acompanha o nome
científico e popular, além de ilustrações coloridas.
Marcela Oliveira, bióloga, primatóloga, indigenista e uma das idealizadoras dos guias, explica que a ideia surgiu quando ela e um grupo de pesquisadores participaram do Congresso Brasileiro de Primatologia, em 2022, onde foi lançado o guia de Primatas da Mata Atlântica. Durante o encontro, os participantes foram incentivados a construírem guias de outras localidades do Brasil.
“E nesse momento eu tive o start para fazer o guia do povo Paiter Suruí, porque entre os objetivos do guia está o auxílio no fomento ao turismo, principalmente para observação dos primatas, esse é um novo modelo de turismo que está surgindo agora. Eu lembrei dos Paiter, pois eles já trabalham com turismo. Assim, convidamos Fabricio Gatagon Suruí, biólogo e indígena Paiter Suruí, para trabalhar conosco na construção dos guias”, diz a pesquisadora.
O povo Paiter Suruí está localizado na terra indígena Sete de Setembro, na cidade de Cacoal, em Rondônia. Eles trabalham ativamente na gestão territorial e no monitoramento da biodiversidade de seu território. O Guia de Primatas do Povo Paiter Suruí levou um ano para ser concluído e fortalece a identidade e os conhecimentos ancestrais do povo, além de contribuir para a preservação dos primatas.
O guia do povo Paiter Suruí é resultado da dissertação apresentada por Fabrício em seu trabalho de mestrado, cujo foco foi a Etnoprimatologia do povo Paiter Suruí. Dessa forma, o biólogo indígena se consagrou como o primeiro Etnoprimatólogo indígena no Brasil, além de principal autor do material. O guia apresenta não apenas ilustrações exclusivas, mas também incorpora grafismos tradicionais do povo Paiter Suruí em sua composição.
Após a finalização do guia dos Paiter, iniciou-se a criação do guia dos Primatas do Estado de Rondônia. “Para ele, fizemos questão de convidar pessoas que já
pesquisavam sobre primatas na região”, explica Marcela. A partir da experiência com o guia Paiter Suruí, foi possível finalizar o Guia de Primatas de Rondônia em 7 meses.
A impressão dos exemplares de ambos os guias foi financiada pela organização não governamental Re:Wild. O evento de lançamento é aberto ao público e será na sede do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, na rua Dom Pedro II, 1892, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Link para acesso aos guias: https://publicacoes.even3.com.
https://publicacoes.even3.com.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro