Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009 - 15h42
Carlos Neves
A regulamentação do regime de compensação da reserva florestal no âmbito do Estado de Rondônia, nos termos do que permite o Código Florestal (Lei Federal 4771), já pode ser realizada. É que o governador Ivo Cassol sancionou, no último dia 19 de janeiro, a lei 2027 que é oriunda do projeto de lei do deputado Ezequiel Neiva (PPS). Serão beneficiados os possuidores de áreas rurais, desde que ajustados por Termo de Ajustamento de Conduta, sendo a Sedam o órgão estadual competente para tanto.
De acordo com Ezequiel Neiva, com a nova norma, fica permitida a autorização para a compensação da reserva legal de qualquer propriedade rural em Rondônia por outras áreas, equivalentes em extensão, pendente de regulamentação fundiária, localizada nas subzonas pertencentes à zona três do zoneamento sócio-econômico-ecológico de Rondônia, estabelecido pela Lei Complementar 233, de 6 de junho de 2000. Cabe à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a aprovação da compensação a qual deve ser implementada pelo regime de servidão florestal.
Além disso, o mecanismo de segurança ao adquirente e ao Estado de Rondônia, para garantir a existência e conservação da área objeto da compensação, bem como sua fiscalização, só será permitida pelo regime de servidão florestal em caráter permanente, devendo ser averbada à margem da inscrição de matrícula do imóvel, no registro do imóvel competente, após anuência da Sedam, sendo vedada a alteração da destinação da área, nos casos de transmissão a qualquer título, de desmembramento ou retificação dos limites da propriedade.
O deputado Ezequiel Neiva garante que, a partir de agora, os proprietários de áreas rurais serão beneficiados ao tempo que poderão resolver problemas que porventura tenham em relação a desmatamento dentro de sua propriedade. "A lei 2027 vai permitir a regulamentação de um setor que necessita no momento", assegura o parlamentar autor da lei.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro