Quarta-feira, 12 de setembro de 2007 - 18h59
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional aprovou na manhã desta quarta-feira, 12, relatório do deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) que apóia a implantação da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, no Estado de Rondônia. A matéria foi encaminhada à Câmara pelo Poder Executivo e propõe a cessão de uso gratuito da área rural denominada Gleba Capitão Sílvio, que abrange os municípios de Porto Velho, Buriti e Nova Mamoré.
Ao defender o seu relatório, Moreira Mendes lembrou que Rondônia é o único estado brasileiro que possui Zoneamento Socioeconômico-Ecológico aprovado por lei, e a Reserva Extrativista Jaci-Paraná já constitui uma das unidades de conservação previstas nesse zoneamento, que inclui, também, a implantação de projetos agropecuários. "Com isso, as terras passam para o domínio do Estado, que vai poder fazer a regularização do extrativismo, o que até agora ainda não pode ser feito", afirmou.
Para o deputado, a implantação da reserva representa mais uma importante conquista para o estado de Rondônia. "A concessão dessa área é fundamental para garantir às populações extrativistas a manutenção de sua economia e cultura, além de se apresentar como um eficaz instrumento de preservação ambiental", disse ele.
A proposta, que já havia sido aprovada também pela Comissão de Agricultura, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será votada em caráter terminativo.
Fonte: Claudivan Santiago
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro