Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MACHADINHO D'OESTE-RO: R$ 15 milhões em multa e madeira suficiente para encher 133 caminhões



Agentes federais prendem 5 por exploração ilegal de madeira em Mato Grosso 
 

A descoberta de um acampamento destinado à exploração ilegal de madeira resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de tratores, camionetes, motosserras e armas de fogo na região de Sinop (500 quilômetros de Cuiabá-MT).

O flagrante foi feito na última quarta-feira pela operação Arco de Fogo, que reúne fiscais do Ibama e homens da Polícia Federal e da Força Nacional. Segundo nota divulgada pelo Ibama, a estrutura montada para o desmatamento "impressionou" a equipe.

O acampamento já havia sido identificado em sobrevôo de fiscalização. Do alto, foi possível também avistar clareiras na mata e toras já empilhadas para o transporte. À margem de um riacho, havia alojamentos para trabalhadores.

Segundo o Ibama, a Arco de Fogo chegou ao acampamento clandestino ainda de madrugada, em dez carros. No local, havia gerador de energia, bomba d'água, radiocomunicação e até máquinas de lavar roupa.

Foram apreendidos seis tratores, três camionetes, duas motos, sete motosserras, um revólver e uma espingarda.

Rondônia

O Ibama forneceu hoje o primeiro balanço da operação Arco de Fogo em Machadinho D'Oeste, Rondônia. Encerrada hoje, a fiscalização resultou em 97 multas, totalizando R$ 15 milhões. Ao todo, foram apreendidos 3.000 metros cúbicos de madeira ilegal - suficiente para encher 133 caminhões.

Oito empresas foram interditadas por irregularidades na documentação e por não comprovarem a origem das madeiras no pátio. De 55 empresas inscritas no Cadastro Técnico Federal, 23 foram desativadas e serão bloqueadas. 
 
RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sábado, 15 de março de 2025 | Porto Velho (RO)