Sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 06h04
O Simpósio Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia teve início na noite da última quarta-feira (26) e reúne até hoje, sexta-feira (28) cerca de 350 técnicos, produtores, professores e estudantes no auditório do Senac, em Porto Velho (RO). “O evento está superando as expectativas da organização quanto à quantidade de público e sua interação com os palestrantes. O tema atraiu participantes de todo o estado, principalmente pela presença de renomados pesquisadores, que estão trazendo tecnologias que podem ser aplicadas em Rondônia”, diz José Renato Alves, um dos organizadores do evento.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, o governo tem como uma de suas prioridades investir no setor produtivo. “É preciso levar a tecnologia ao produtor, precisamos produzir mais sem desmatar e de maneira sustentável. A Embrapa tem tecnologias para isso e nós precisamos levá-las até o campo”, destaca o secretário.
Nesta quinta-feira (27) pela manhã, os palestrantes Cláudio Townsend, da Embrapa Rondônia, e Adriano Venturieri, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém) mostraram o cenário atual das pastagens em Rondônia. Em seguida, Fernando Campos de Mendonça, da Esalq (Piracicaba – SP) tratou do sistema de pastejo rotacionado com irrigação. No período da tarde, Moacyr Filho, da Embrapa Amazônia Oriental, falou sobre degradação, recuperação e adubação de pastagens, seguido por João Kluthcouski, da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF), com o tema integração lavoura-pecuária-floresta.
O estado de Rondônia possui cerca 6,5 milhões de hectares de pastagens e 63% destas áreas estão em processo de degradação. “É possível interromper este processo de degradação, incorporando tecnologias alternativas ao sistema de produção. Com isso, é pode-se aumentar a produtividade em uma mesma área, evitando o avanço sobre as florestas”, explica o pesquisador Cláudio Townsend.
Segundo Betânia Bacelar, engenheira agrícola e participante do simpósio, tratar de recuperação de pastagens em Rondônia ainda é um desafio. “Trabalho com pequenos, médios e grandes produtores no estado e percebo que a recuperação de pastagens ainda enfrenta muita resistência, pelo desconhecimento dos benefícios e por mitos gerados. Este evento, é uma oportunidade para nós profissionais adquirirmos mais conhecimento sobre o assunto e também uma forma de difundir esta boa prática pelo estado”, comenta Betânia.
O evento é uma realização da Embrapa Rondônia, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Sebrae-RO e Emater-RO.
Programação
Nesta sexta-feira (28) pela manhã, Wanderley Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas (Colombo – PR), ministrará palestra sobre o sistema silvipastoril; em seguida, Roni de Azevedo, da Embrapa Amazônia Oriental vai abordar o manejo e controle de plantas daninhas em pastagem. No período da tarde, Sérgio Raposo de Medeiros, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS), tratará da suplementação de pastagem com uso de silagem; em seguida, Roni de Azevedo retorna para tratar do manejo integrado de insetos e pragas das pastagens; finalizando o evento, Josenildo do Nascimento falará do Código Florestal X pastagens.
Fonte: Renata Silva
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes