Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Mangas com 'chifres' viram atração em RO


Mangas com 'chifres' viram atração em RO - Gente de Opinião

 

Do Globo Amazônia, em São Paulo 
 

A colheita de mangas com formatos diferentes do comum tem chamado a atenção de habitantes de Pimenta Bueno, no interior de Rondônia. Encontradas no quintal da casa de um morador, as frutas desenvolveram uma espécie de "chifre".

As mangas foram fotogradas nesta semana por Omégeni Ramos, de 34 anos, que nasceu em Pimenta Bueno e trabalha como jornalista há 4 anos no "Correio Pimentense". "Ligaram para avisar e cheguei lá correndo. O rapaz que ficou com a manga tem uma loja de moto e as pessoas vão até lá só para ver a fruta", diz ele

Segundo Ramos, a manga que mais chamou a atenção tinha dois "chifres", mas outras frutas de um "chifre" só também estavam na mesma árvore. "Havia mais umas 6 com um 'chifre' só. Tirei foto e peguei uma pra mim. Quero dar um jeito de guardar para depois colocar em algum museu, mas manga, mesmo se você congelar, ela estraga do mesmo jeito", diz.

“Existem situações anômalas que acontecem com vegetais, que pode ter origem genética. Também há situações em que o vegetal, como uma medida de resistência mecânica, cria uma espécie de chifre para se proteger contra ovos de pragas", explica Hermes Santos Filho, fitopatologista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, sediada em Cruz das Almas (BA). "Isso pode ser uma coisa totalmente nova e desconhecida. Nunca vi isso antes", diz, em relação ao caso de Pimenta Bueno.

A aproximadamente 480 quilômetros da capital, Porto Velho, o município tem cerca de 33 mil habitantes, segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de manga no município rendeu 9 toneladas do produto em 2009, segundo o IBGE. A colheita da fruta fica atrás da produção de banana, cacau, goiaba, limão, mamão, tangerina, maracujá, palmito e laranja.

Fonte: Globo Amazônia

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)