Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 - 20h09
Lula deve se reunir com representantes de municípios com altos índices de desmatamento
Yara Aquino e Marco Antônio Soalheiro
Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser reunir com governadores e prefeitos de municípios que respondem pelos maiores índices de desmatamento do país. A informação é da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou hoje (24) de reunião de emergência para discutir o crescimento dos índices de desmatamento na Amazônia.
Os 36 municípios que juntos respondem por 50% da área desmatada em 2007 estão nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas.
A ministra lembrou já ter enfrentado problemas com o governo de Rondônia durante uma ação integrada de fiscalização no estado.
"Estávamos com uma operação com apoio da polícia ambiental do estado e agentes federais em um número pequeno. O governador deu uma ordem unida para que os 45 policiais militares nos deixasse completamente à deriva. Isso já tem acontecido em outros estados, inclusive no Mato Grosso."
A reunião no Palácio do Planalto foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após ser anunciado ontem (23) que houve crescimento nos índices de desmatamento da Amazônia, principalmente nos meses de novembro e dezembro do ano passado.
Além de Marina Silva, participaram da reunião os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura; Tarso Genro, da Justiça; Nelson Jobim, da Defesa; Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário; Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e Dilma Roussef, da Casa Civil.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro