Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Massa polar derruba temperaturas no Centro-Sul do país


 
Da Agência Brasil
Gente de Opinião

No mapa, a cor roxa mostra área em que a temperatura cai no decorrer da semanaMetSul Meteorologia/Divulgação

Uma massa de ar polar que chegou pelo Sul do Brasil na segunda-feira (25) vai reduzir as temperaturas durante esta semana em uma área extensa do país. Segundo a MetSul Meteorologia, o frio vai ser mais intenso na Região Sul, mas também deve atingir o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Norte brasileiro.

As baixas temperaturas devem se intensificar progressivamente ao longo da semana e atingirão o auge na quinta e na sexta-feira (28 e 29), quando o frio poderá chegar a -3ºC na Serra Gaúcha. Nos três estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Paraná – está prevista a ocorrência de geada (orvalho congelado).

São Paulo

Em São Paulo, a frente fria interrompeu a sequência de dias quentes e secos. Hoje à noite a temperatura deve atingir 14 graus Celsius (ºC) e amanhã (28) deve ser o dia mais frio do ano até o momento, com mínima de 12 ºC.

De acordo com o meteorologista Franco Villela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações entre a tarde de ontem e a manhã de hoje foram generalizadas e com intensidade entre fraca e moderada.

A quebra na sequência de dias quentes e secos, no entanto, não deve ser suficiente para evitar que o mês de abril atinja o recorde de calor e de estiagem, na cidade de São Paulo, desde o início das medições em 1943, mesmo se mantendo a previsão de queda na temperatura até o final da semana.

De acordo com Villela, até agora o mês de abril acumula 20 dias com temperatura acima dos 30 ºC, fenômeno que não ocorria desde 1987. “Existia uma alta pressão [na atmosfera] impedindo que a frente fria avançasse para o Sudeste”, justificou ele.

Rio de Janeiro

A capital fluminense amanheceu com temperatura mais amena depois do calor de ontem. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para os próximos dias é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

Hoje a temperatura deve oscilar entre mínima de 20 ºC e máxima de 30 ºC graus. A partir de amanhã, a expectativa é de queda nas temperaturas até domingo com mínima prevista em 14 ºC e máxima em 27 ºC.

Salvador

Em Salvador, as temperaturas variam hoje entre 24 e 30ºC. Para o resto da semana, a previsão do Inmet é a mesma, mas a mínima pode cair para 23ºC. Nesta quarta-feira, o céu deve ficar parcialmente nublado na capital, podendo chover rapidamente, nos próximos dias.

No Sudoeste da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista também começa a esfriar e a temperatura mínima para hoje foi chegou 15ºC, variando entre 16 ºC e 18ºC no resto da semana. Já a temperatura máxima prevista para hoje é 34ºC, devendo cair nos próximos dias para até 25ºC, na sexta-feira (29).

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, conhecido como um dos mais frios da Bahia, as temperaturas se mantém semelhantes às de Vitória da Conquista, sem previsão de chuva na semana e com mínima variando entre 16 ºC e 18ºC.

A cidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste do estado, conhecida pelas altas temperaturas registra máxima de 37ºC e mínima de 17ºC. No resto da semana, a temperatura mais alta permanece nos 35ºC e a mínima sobe para a média de 23ºC.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)