Quinta-feira, 18 de novembro de 2010 - 19h02
Para a construção dos planos territoriais do desenvolvimento rural sustentável (PTDRS) nos territórios da cidadania de Rondônia serão realizadas oficinas temáticas (conforme calendário abaixo) que contarão com a participação especial dos gestores públicos municipais e agricultores familiares, indígenas, ribeirinhos, pescadores e extrativistas.
A função dos planos é orientar melhor os investimentos, projetos estratégicos, planejamentos municipais e fazer com que as políticas públicas possam ter mais participação da sociedade civil.
Rondônia possui os territórios: Central, Vale do Jamari e Madeira Mamoré. Tais territórios fazem parte de uma política do Governo Federal que apresenta o desenvolvimento territorial como um mecanismo de articulação, integração entre a sociedade civil, movimentos sociais e o poder público, para promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais e reduzir as desigualdades regionais. São ações voltadas à gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, educação e cultura, infraestrutura, produção e ações fundiárias. O governo federal está investindo nos territórios de Rondônia em 2010 um recurso aproximado de R$ 600 milhões.
Confira a seguir o calendário:
Novembro:
16 a18 de novembro-1ª oficina no território Vale do Jamari
25 a27 de novembro-2ª oficina no território Madeira Mamoré.
29,30 de novembro e 01 de dezembro -1ª oficina no território Central de Rondônia.
Dezembro:
29/11 a 01 de dezembro-2ª oficina no território Vale do Jamari.
14 a16 de dezembro-2ª oficina no território Rio Machado.
16 a18 de dezembro-2ª oficina no território Madeira Mamoré.
16 a18 de dezembro-2ª oficina no território Central de Rondônia.
Janeiro:
11 a13 de janeiro-3ª oficina no território Central de Rondônia.
11 a13 de janeiro-3ª oficina no território Rio Machado.
13 a15 de janeiro-3ª oficina no território Vale do Jamari.
17 a19 de janeiro-4ª oficina no território Vale do Jamari.
22 e 23 de janeiro- 4ª oficina no território Madeira Mamoré.
25 a27 de janeiro-4ª oficina no território Rio Machado.
26 a28 de janeiro-4ª oficina no território Central de Rondônia.
Fevereiro:
10 a12 de fevereiro- 4ª oficina no território Madeira Mamoré.
Fonte: Jeanne Machado
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est
A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm