Quarta-feira, 1 de agosto de 2007 - 23h13
Capacitar o Ministério Público para atuação na defesa político-jurídica do meio ambiente na Amazônia, contribuindo para a definição de estrutura e processo de planejamento e aprimoramento organizacional. Esse é o objetivo do Fórum do Ministério Público de Meio Ambiente da Amazônia Legal.
O Fórum é uma associação dos Ministérios Públicos da Amazônia na busca do aperfeiçoamento organizacional e apoio financeiro para aprimorar, implementar e ampliar, em rede ou isoladamente, as atribuições de defesa jurídica do meio ambiente na região amazônica.
O Fórum do Ministério Público de Meio Ambiente da Amazônia Legal adota uma série de estratégias de atuação, como viabilizar intercâmbio entre membros e técnicos dos Ministérios Públicos da Amazônia para a gestão ambiental; proporcionar integração entre os Ministérios Públicos e capacitar seu pessoal para a cooperação institucional, gestão técnica e financeira de projetos.
A meta do Fórum é promover o planejamento ambiental nos Ministérios Públicos, estabelecer programa de formação/capacitação de pessoal; acesso à informação; capacidade de contribuição ao processo legislativo e defesa jurídica do meio ambiente perante a Administração Pública e o Poder Judiciário. O Fórum realiza reuniões periódicas dos seus representantes, capacitação para planejamento e cooperação técnica financeira, encontros de técnicos e membros dos Ministérios Públicos, define estratégias de atuação conjunta e cria instrumentos de intercâmbio de informações. A entidade reúne hoje os Ministérios Públicos de Rondônia, Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.
Fonte: Ascom MPRO
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro