Segunda-feira, 26 de maio de 2008 - 22h15
A auditoria ambiental na visão européia foi o tema apresentado pelo membro e ex presidente do Tribunal de Contas Europeu, Hubert Weber. Durante sua apresentação ele expôs a preocupação dos países da União Européia com as questões ambientais daquele continente e do restante do mundo.
Weber ressaltou o comprometimento de âmbito mundial com os problemas ambientais e com o desenvolvimento sustentável. Ele afirmou que as instituições públicas de controle podem desempenhar um papel importante para que se obtenha os efeitos desejados.
Na sua explanação, o membro do TC europeu informou que os auditores de meio ambiente se mantém atentos aos desmandos governamentais nesta área e disse que é fundamental que todas as instituições públicas de controle colaborem entre si para manter o controle público.
Hubert Weber ressaltou o trabalho do grupo de trabalho que foi criado para colaborar w criar redes de auditoria ambiental pública. Dentro deste trabalho, já foram realizadas duas mil auditorias para verificação da questão de tratamento de água.
Outras questões de grande preocupação e que foram objeto de fiscalização foram com relação aos gastos agrícolas, as cooperativas de pesca, tratamento dos resíduos de água e, ainda, trabalho desenvolvido em função do acidente nuclear de Chernobyl.
Weber também parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em realizar este evento, como forma de chamar a atenção não só do Brasil, mas de todos os países, sobre o fato da preservação do meio ambiente, criando mecanismos de desenvolvimento sustentável.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes