Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Menores macacos das Américas são resgatados


Menores macacos das Américas são resgatados - Gente de Opinião

Dois grupos de macacos da espécie Cebuella pygmaea foram resgatados durante as atividades do Programa de Conservação de Fauna da Santo Antônio Energia. Os micos-leõezinhos, como são conhecidos popularmente na região, são os menores macacos das Américas e também a segunda menor espécie de macaco do mundo, chegando a ter apenas 15cm de tamanho, já na fase adulta.

Para garantir a eficácia da soltura de animais tão pequenos, um sistema de monitoramento por telemetria foi utilizado. O monitoramento funciona a partir da emissão de ondas de rádio que permitem identificar a localização dos animais em um raio de até 100 metros de distância. As fêmeas, que lideram os bandos, receberam os colares com os emissores de ondas de rádio necessárias para o acompanhamento.

O primeiro grupo, com 5 macacos, foi solto na região do Igarapé Transual, na margem esquerda do rio Madeira, e o outro grupo, com 9 macacos, foi levado para a região próxima à Ilha do Búfalo, também na margem esquerda do Madeira. A soltura dos dois grupos foi bem sucedida.

 

Menores macacos das Américas são resgatados - Gente de Opinião


Em três anos das ações de resgate de animais na área da implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a equipe de fauna da Santo Antônio Energia já resgatou e devolveu mais de 81 mil animais. Todo o processo é acompanhado por uma equipe técnica de biólogos e médicos veterinários, conta com bases de apoio de campo nos locais de resgate e também com as estruturas do maior Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do país.

O Cetas, instalado no campus da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, representa um investimento de R$ 5 milhões e atende às condicionantes do Ibama para a instalação do empreendimento.


Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)