Segunda-feira, 1 de junho de 2009 - 16h58
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), em discurso nesta segunda-feira (1º), cobrou dos governos do Acre e federal auxílio às pessoas como condição para a promoção do verdadeiro desenvolvimento sustentável na Amazônia.
- Antes que a gente se perfile em vigílias pela preservação, temos que nos dedicar à preservação do meio humano-ambiente, porque não consigo imaginar como podemos nos bater pela preservação do ambiente sem ter o homem como centro dessa preocupação - disse.
Segundo o senador, o governo do Acre e a União são contraditórios, ficando "apenas no discurso" no que se refere à preservação ambiental. Ele citou uma notícia publicada no jornal O Globo, baseado em levantamento da organização não-governamental Greenpeace, dizendo que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia fazendas de produtores que devastam a Amazônia.
Ele apontou ainda que o Banco da Amazônia (Basa) também financia médias e grandes fazendas, em detrimento das pequenas propriedades, e que os "trabalhadores rurais do Acre estão abandonados, pois o governo virou as costas para o que ocorre lá".
- Quando se fala em prosa e verso sobre desenvolvimento sustentável no Acre, na prática o que ocorre é isso: a grande maioria da população está sustentando o desenvolvimento de poucos ali - avaliou.
Xapuri
Mesquita Junior também anunciou que Dercy Teles Cunha foi reeleita, neste sábado (30), para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC), entidade que já foi presidida pelo ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988. O senador leu notícia publicada em um blog da região, informando que ela "derrotou Francisco Assiz Monteiro e toda a estrutura do PT e do governo estadual" por 321 votos contra 315.
Ele elogiou a postura da sindicalista, que segundo o senador "sofre todo tipo de pressão" e que defende os pequenos produtores.
- Parabenizo a coragem de Dercy, peitando o PT e o governo do PT, em uma atitude de resistência contra o que há no meu estado, contra os que hoje se preocupam com a preservação do poder à custa do domínio de pessoas e instituições - declarou.
Fonte: Agência Senado
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes