Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Minc pede que governos envolvam sociedade na gestão da água



Lúcia Nórcio
AGência Brasil

Foz do Iguaçu - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pediu ontem (23) aos representantes de 33 países no 5º Encontro Cultivando Água Boa que construam uma política nacional de recursos hídricos, envolvendo governo e sociedade. Minc citou o exemplo do Brasil, afirmando que a cada dia se multiplicam os organismos de gestão de bacias.

“Os próprios estados estão demonstrando interesse em implementar órgãos gestores de recursos hídricos. Estamos construindo no Brasil um verdadeiro sistema nacional de gestão de águas. Queremos mostrar ao mundo que é possível produzir com preservação ambiental”.

O ministro disse que vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o programa desenvolvido por Itaipu na Bacia do Paraná 3, o Cultivando Água Boa, seja replicado em outras usinas brasileiras, salientando que o programa está na vanguarda nacional porque gera energia e defende o meio ambiente.

O propósito do governo de dividir com a sociedade a responsabilidade na gestão do meio ambiente também vai abranger as alterações no clima. Minc adiantou que no dia 1º de dezembro o presidente Lula vai assinar o primeiro Plano Nacional de Mudanças Climáticas repartindo a responsabilidade de gerir as conseqüências das adversidades climáticas com a população.

Hoje (24), pela manhã, o ministro visita o Parque Nacional do Iguaçu, onde participa das comemorações que vão homenagear o milionésimo visitante do parque.


 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a preservação ambiental e intensifica Operação Hileia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono

Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono

O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia

O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)