Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Moreira Mendes diz que projeto sobre rastreabilidade dará confiabilidade ao produto



Depois de cerca de 45 dias de intenso trabalho, os parlamentares da Subcomissão da Rastreabilidade – criada pela Comissão de Agricultura da Câmara - aprovaram na de ontem, 28, por unanimidade, o relatório do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), que propõe a reformulação das normas de rastreabilidade dos rebanhos bovino e bubalino no Brasil.

De acordo com o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Subcomissão da Rastreabilidade, o anteprojeto de lei apresentado hoje é resultado do esforço conjunto de vários parlamentares, técnicos e especialistas no assunto. “É uma proposta muito simples, objetiva, que o grande e o pequeno produtor brasileiros poderão cumprir facilmente”, disse ele, acrescentando que, ao mesmo tempo, “a proposta é robusta o suficiente para dar confiabilidade ao nosso produto no mercado internacional”.

O anteprojeto de lei estabelece que a principal medida de rastreabilidade será a obrigatoriedade de marca de fogo ou de tatuagem nos animais. O documento prevê que, se governo exigir outro instrumento de rastreabilidade, deverá arcar com os custos desse instrumento.

Ao apresentar o relatório, o deputado Abelardo Lupion defendeu o fim do atual sistema de rastreabilidade (Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos - Sisbov), pois considera sua implementação impossível para os pequenos produtores. Ele lembrou que o Sisbov também foi criticado pela União Européia, que restringiu as importações de carne do Brasil.

Agilidade

Moreira Mendes antecipou que a proposta será submetida ao plenário da Comissão de Agricultura já na semana que vem. A idéia, segundo ele, é possibilitar um debate o mais amplo possível, a fim de fortalecer a proposta. Depois do acolhimento do relatório e sua aprovação pela Comissão da Agricultura, os parlamentares iniciarão a coleta de assinaturas dos líderes da Casa para colocar a matéria na pauta de votações do plenário com a máxima urgência, já na forma de projeto de lei. “Estamos mostrando ao mundo que estamos cumprindo o nosso dever”, resumiu Moreira Mendes.

Fonte: Claudivan Santiago C/ informações da Agência Câmara

 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)