Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MP e Município vão intensificar fiscalização contra queimadas urbanas em Porto Velho


 

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, e o município de Porto Velho vão intensificar a fiscalização para combater e punir os responsáveis por queimadas urbanas na capital. De acordo com o Departamento de Monitoramento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (DFIS/Sema), enquanto em janeiro a julho de 2014 foram registradas 160 denúncias de queimadas urbanas, até 21 de julho deste ano já foram registradas 248 denúncias, o que representa um crescimento de 55%.
 

De acordo com a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Moser Torquato Luiz, a população não pode alegar desconhecimento de que essa conduta seja crime. “Haverá uma intensificação da fiscalização para apurar a responsabilidade administrativa e criminal por esse tipo de prática”, advertiu a Promotora.
 

A Lei Complementar Municipal nº 138/2001 (Código Ambiental de Porto Velho) proíbe a queima ao ar livre de materiais que comprometam, de alguma forma, o meio ambiente ou a sadia qualidade de vida, sendo considerada uma infração ambiental passível de multa de 50 a 100 mil Unidades Padrão Fiscal do Município, ou seja, entre R$ 2.952,00 a R$ 5,9 milhões.
 

A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), em seu artigo 54, estabelece como crime causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, além de detenção de seis meses a um ano, e multa, se o crime for considerado culposo.
 

Se o crime causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população, a pena é de reclusão de um a cinco anos.


 

Comitê
 

O Ministério Público do Estado de Rondônia integra também o Comitê de Prevenção, Proteção de Áreas e Combate a Queimadas, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar e que reúne 17 órgãos.
 

O Comitê esteve reunido pela terceira vez na manhã desta quinta-feira, dia 23 de julho, na sede do MP/RO em Porto Velho. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Luiz, disse que o objetivo do comitê é fazer um trabalho integrado entre diversos órgãos municipais e estaduais para a prevenção das queimadas. Segundo ele, Porto Velho é hoje o município que mais apresenta focos de queimadas em todo o Estado.


Fonte: MP-RO

 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)