Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Mutirão em Manaus recolhe mais de 50 toneladas de lixo não convencional



Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil

De janeiro a abril, mutirões de limpeza recolheram aproximadamente 54 mil toneladas de lixo não convencional de residências de Manaus. São galhos de árvores, restos de ferros e de madeira, móveis, pneus, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos que não funcionam mais e que costumam ser descartados de forma incorreta pela população.

O serviço é feito por cerca de 250 trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e conta com caminhões e pás mecânicas. O secretário Paulo Farias destacou a importância dessa faxina, inclusive para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

“Trata-se, na verdade, de uma grande faxina realizada nos bairros onde ocorre capina e remoção de grandes objetos abandonados nas vias. Nessa mesma ocasião, a população é convidada a retirar dos pátios de casa objetos volumosos e uma série de inservíveis, que, nessa época, podem servir de criadouros de mosquitos. Esse tipo de atividade é bastante importante porque complementa todas as outras da Secretaria de Saúde no combate às doenças transmitidas por mosquito”, esclareceu o secretário.

Mosquitos

Paulo Farias informou que os mutirões de limpeza são realizados principalmente em áreas consideradas de risco para proliferação do Aedes aegypti. Até o momento, o serviço passou por 25 bairros.

O secretário orienta os moradores a darem destino correto aos objetos que não são mais utilizados. “O fundamental é não abandonar nas ruas e não deixar, quando armazenados, expostos à chuva, permitindo que se tornem criadouros de mosquitos. Existem dezenas de empresas que trabalham com remoção de objetos volumosos, de descarte e até mesmo entulho de obras. O normal é que as pessoas recorram a esses serviços disponíveis no mercado”, recomendou.

Nos próximos dez dias, os trabalhos do mutirão de limpeza vão se concentrar no bairro Alvorada, que tem mais de 60 mil habitantes.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)