Terça-feira, 8 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nível do Rio Madeira chega a quase 18,50 metros


Graziele Bezerra
Radiojornalismo

O nível do Rio Madeira, que corta Porto Velho, em Rondônia, atingiu a marca dos 18,46 metros na manhã de hoje (24), de acordo com a Defesa Civil da capital. São 26 centímetros a mais que o registrado no final de semana. Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros do estado, mais de 400 famílias perderam suas casas e mil estão abrigadas em escolas e templos religiosos.

Um desses abrigos é a Paróquia São João Bosco, no centro de Porto Velho, onde o Padre Miguel Fernandes organiza o recebimento de donativos. “Estamos recebendo alimentos não perecíveis, roupas, até móveis, porque muitas pessoas perderam tudo. Então, tudo é bem-vindo.”

Já no Acre, o nível dos rios que cortam o estado começa a baixar. O Rio Acre – que atravessa Brasileia, Xapuri e Rio Branco – chegou aos 13,74 metros. Na última semana, o nível das águas havia ultrapassado os 15 metros. Nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira o nível dos rios também diminuiu.

De acordo com dados do governo local, 331 famílias continuam abrigadas no Parque de Exposições de Rio Branco. Neste fim de semana, homens da Força Aérea Brasileira descarregaram na capital acriana aproximadamente 18 toneladas de frutas, verduras e legumes.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Governador Marcos Rocha intensifica combate ao desmatamento com resultados expressivos na "Operação Hileia"

Governador Marcos Rocha intensifica combate ao desmatamento com resultados expressivos na "Operação Hileia"

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem demonstrado compromisso com a preservação ambiental e o combate ao desmatamento ilegal através da Operaç

Rio Madeira registra 16,60 metros e se aproxima da cota de inundação

Rio Madeira registra 16,60 metros e se aproxima da cota de inundação

Na manhã desta terça-feira (1º), o rio Madeira atingiu a marca de 16,60 metros em seu nível, apresentando uma elevação de 7 centímetros durante a madr

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)