Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nível do rio Madeira continua baixando e Defesa Civil Municipal intensifica monitoramento e mapeamento das famílias ribeirinhas

Prefeitura se prepara para distribuição de água potável no período mais crítico da estiagem


Nível do rio Madeira chegou a 2,91 metros na terça-feira (23) - Gente de Opinião
Nível do rio Madeira chegou a 2,91 metros na terça-feira (23)

Por causa da estiagem severa que castiga a região Norte, o nível do rio Madeira chegou a 2,91 metros na terça-feira (23). Conforme a Defesa Civil Municipal, isso indica que o volume de água está bem abaixo do esperado para este período, em relação aos anos anteriores.

Em razão disso, a Prefeitura de Porto Velho, através da Defesa Civil Municipal, tem intensificado o monitoramento das famílias ribeirinhas, especialmente na região do médio Madeira.

As equipes estão verificando as condições dos poços amazônicos que abastecem as casas e também distribuindo hipoclorito de sódio com objetivo de purificar a água para o consumo humano.

Na terça-feira (23), por exemplo, foram monitoradas as comunidades de Silveira, São Miguel, Mutuns e Belmont. Nesta quarta (24), a Defesa Civil Municipal estará nas localidades de Boca do Jamari, Aliança e Calderita.

O gerente de Operação e Socorro da Defesa Civil do município, Anderson Luiz, informou que durante as visitas estão sendo mapeadas as famílias que certamente necessitarão receber água mineral no auge do período de estiagem, que acontece no mês de agosto, a exemplo do que ocorreu em 2023.

Defesa Civil alerta aos banhistas sobre os riscos das margens do rio MadeiraDefesa Civil alerta aos banhistas sobre os riscos das margens do rio Madeira

“Pelo que verificamos no ano passado e estamos constatando também agora, algumas famílias a mais serão inseridas no nosso Plano de Contingência. Comunidades como Mutuns, São Miguel, Silveira, Bom Jardim e Belmont, entre outras, precisarão receber água potável”, afirmou.

ALERTA

Devido às altas temperaturas provocadas pelo chamado ‘inverno amazônico’, é comum as pessoas procurarem rios e balneários para se refrescar do calor. Entretanto, a Defesa Civil alerta aos banhistas sobre os riscos que essa atividade pode trazer, especialmente no rio Madeira.

“Evitem as praias que aparecem nas margens do rio Madeira, onde é comum aparecerem predadores como arraias, jacarés e cobras, entre outros animais que representam perigo para os banhistas”, comentou Anderson Luiz.

Ele enfatiza que os pais não devem ir e muito menos levar seus filhos para esses lugares. “Não é seguro porque tem muita areia mole, barro e pode acontecer algum acidente ou até mesmo a morte”, disse.

EMERGÊNCIA

Em casos de ocorrências de ataques de animais peçonhentos e predadores tropicais, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone 193.

A Defesa Civil Municipal também pode ser acionada se acontecer alguma emergência próximo ao rio, através do número 199 ou pelo WhatsApp (69) 98473-2112.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Governador Marcos Rocha intensifica combate ao desmatamento com resultados expressivos na "Operação Hileia"

Governador Marcos Rocha intensifica combate ao desmatamento com resultados expressivos na "Operação Hileia"

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem demonstrado compromisso com a preservação ambiental e o combate ao desmatamento ilegal através da Operaç

Rio Madeira registra 16,60 metros e se aproxima da cota de inundação

Rio Madeira registra 16,60 metros e se aproxima da cota de inundação

Na manhã desta terça-feira (1º), o rio Madeira atingiu a marca de 16,60 metros em seu nível, apresentando uma elevação de 7 centímetros durante a madr

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)