Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

O desafio de preservar a Bacia Amazônica


Manaus - Na região onde as vias fluviais transportam mais de um milhão de pessoas e 670 mil toneladas de cargas por mês, a preservação da bacia hidrográfica ultrapassa as questões ambientais. Com a construção de novos portos e hidrovias no Amazonas, o cuidado com o uso da água ganha ainda mais destaque, atingindo o contexto econômico e social.

Segundo dados no Ministério dos Transportes, 14,2 milhões de passageiros navegam pelas hidrovias amazônicas anualmente. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) identificou 222 linhas exploradas regularmente por 420 embarcações nos Estados do Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas. Aqui na capital, o Porto de Manaus e Porto da Manaus Moderna, no Centro, concentram embarques e desembarques para quase 100 destinos, de domingo a domingo.

Com o investimento dos governos federal e estadual em infraestrutura no Amazonas, o fluxo de pessoas e cargas nas hidrovias vai subir. Hoje, existem projetos de hidrovia e 17 portos em construção no interior do Estado. As obras devem ser inauguradas entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2014, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Diante da perspectiva de desenvolvimento e expansão, o ambientalista Diego Brandão analisa que para o crescimento sustentável é fundamental que o poder público trace ações além das obras de engenharia nas margens dos rios. Ele avalia que é importante estruturar as cidades para não influenciar negativamente a qualidade de vida dos seus habitantes, flora e fauna com o consequente crescimento populacional e econômico que se anuncia.

Brandão observa a necessidade de conscientização da população que utiliza o transporte fluvial. O ambientalista reafirma a importância dos programas de educação ambiental dentro das embarcações e nos portos. “Esta é uma alternativa para criar junto aos passageiros uma nova relação com o rio, mais harmônica e consciente”, disse.

Rio Madeira

O diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe, informou que a hidrovia do Rio Madeira deve começar a funcionar ainda este ano. A obra já recebeu licença ambiental do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e agora o órgão prepara licitação para escolha da construtora. “Temos um plano de dragagem e contenção de margem. Faremos um trabalho de engenharia no rio para tornar possível a navegação no Madeira o ano inteiro, dando sustentação a atividade econômica da região”, disse o general.


Para o general, a hidrovia no Rio Madeira será um exemplo de investimento em infraestrutura sem atentar contra a vida aquática. Fraxe afirmou que o custo da obra ainda não está totalmente orçado, porque é resultante da análise das condicionantes ambientais.

Fonte: Portos e Navios
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)