Sábado, 20 de setembro de 2008 - 08h07
MÔNICA MONTENEGRO (*)
contato@agenciaamazonia.com.br
BRASÍLIA – Parlamentares ouvidos em pesquisa feita pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser) avaliaram que, apesar de reconhecer as mudanças climáticas como um problema urgente, o Congresso Nacional ainda não inseriu o tema entre suas prioridades.
Divulgada esta semana, a pesquisa analisou a percepção de líderes brasileiros de vários segmentos sobre mudanças climáticas. Deputados e senadores consideram que é preciso ousar mais. Sem ações efetivas do governo federal, o Parlamento pouco pode avançar sobre o assunto, conforme destaca a antropóloga do Iser, Maria Rita Villela.
"Eles mesmos dizem que não podem fazer nada se o governo não tomar uma decisão, e se a sociedade não pressionar também. Todos reconhecem a importância do tema, mas como não existe pressão de uma comissão, eles não conseguem desenvolver ações". Na opinião da especialista, a partir do momento que as mudanças climáticas estiverem no patamar em que hoje estão a agricultura e o desenvolvimento industrial, surgirão ações concretas dentro do Congresso.
Fórum permanente
No Congresso, um dos principais temas da ciência aguarda ações governamentais /ARQUIVO |
No entanto, Gomes observa, é preciso considerar que o tema permeia diversas áreas. "No Congresso não é tão fácil qualquer tema ter unanimidade, já que os interesses são conflitantes. Por exemplo, estabelecer a PEC do Cerrado (115/95) para reduzir a área de desmatamento, discutir a Amazônia, o desmatamento zero, são temas que não estão exatamente atribuídos à pauta das mudanças climáticas, mas que têm uma correlação inevitável".
O deputado acrescenta que a intensidade da discussão sobre mudanças climáticas no Congresso tem desde a análise de biocombustíveis a energias renováveis e a discussão da política agrícola.
"Se formos conectar esses assuntos, vamos ver que essa pauta é intensa e totalmente ligada à política de mudanças climáticas".A Câmara já criou uma comissão especial para analisar projetos que propõem uma Política Nacional sobre Mudança do Clima. Estão sendo avaliados sete projetos, entre eles o PL 3535/08 , apresentado pelo Executivo em junho último, com a mesma proposta.
(*) É repórter da Agência Câmara.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro