Terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 - 15h52
Após viver um ano no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), construído pela Santo Antônio Energia no campus da Universidade Federal de Rondônia, a onça-pintada Tom, como é chamada desde pequena, recebeu destinação do Ibama para ser encaminhada a o Zoológico de Uberlândia, em Minas Gerais.
Ontem, segunda-feira, dia 6, a equipe de fauna contratada pela concessionária realizou o procedimento de mudança do animal de oito anos de idade e mais de 60 quilos. Ele foi atraído com pedaços de carne para uma caixa de cerca de 150 quilos, construída especialmente para seu transporte que foi feito de carro até o aeroporto de Porto Velho, onde ocorreu o embarque para Minas Gerais durante esta madrugada. No zoológico de Uberlândia Tom será recebido por uma “namorada”. A expectativa dos veterinários é que a reprodução em cativeiro ocorra com sucesso.
A onça vivia no Parque Natural de Porto Velho e se mudou para o Cetas após uma solicitação do Ibama, em janeiro do ano passado. No centro, o animal teve a alimentação preparada por equipe técnica de biólogos e médicos veterinários e também a adaptação necessária para felinos, por meio do enriquecimento dos recintos. Juliano Tupan Coragem, biólogo da Santo Antônio Energia, conta que ambientes enriquecidos tornam o animal menos estressado, porque dá a oportunidade de interação com as estruturas do recinto. Por isso, o local onde Tom morou foi preparado com galhos, troncos, grama e lago para banho.
Instalado na Universidade Federal de Rondônia, o Cetas abriga, hoje, animais resgatados na área de influência da usina hidrelétrica Santo Antônio que precisam de cuidados veterinários para serem reinseridos no meio ambiente e também animais provenientes de apreensões do Ibama, que ficam em instalações separadas. O objetivo do centro de triagem é tratar animais para soltura e abrigar os apreendidos, portanto, não é permitida a visitação.
Informações: www.santoantonioenergia.com.br
Fonte: Maurício Vasconcelos
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro