Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ong cria sistema online para financiar projetos na Amazônia



Projeto da organização não-governamental NatureRights foi apresentado ontem (3) à senadora Fátima Cleide (PT-RO) pela representante da entidade, Samantha Novella, que busca no Congresso Nacional interlocução com parlamentares ligados à causa ambientalista para que conheçam a proposta e a divulguem junto às comunidades tradicionais da Amazônia.

Sediada na França, a NatureRights criou um sistema inovador de conseguir recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas da Amazônia, onde vivem comunidades tradicionais – extrativistas, índios e ribeirinhos -, por meio da Internet.

Segundo Samantha, a idéia é buscar contribuições individuais de cidadãos do mundo, especialmente dos Estados Unidos e Europa, permitindo recolher fundos necessários para cumprir dois objetivos – crescimento econômico sustentável e preservação ambiental da região amazônica.

Os recursos arrecadados seriam enviados diretamente às comunidades tradicionais, sem interferência da NatureRights na execução de projetos de sustentabilidade econômica.

A senadora Fátima Cleide disse que a idéia é louvável, ainda mais porque expressa a filosofia de que não pode ser reproduzida para a Amazônia a proposta de que a região seja um santuário da biodiversidade intocável.

"O projeto não pretende reproduzir essa concepção, o que é muito sensato. A NatureRights também considera que os cidadãos do mundo devem conhecer a importância da Amazônia para a humanidade, e estar engajados na contribuição aos projetos de sustentabilidade", disse a senadora, informando que, na medida em que suas prerrogativas permitirem, irá colaborar para a implementação do projeto no Brasil.  

Fonte: Mara Paraguassu

 

 

  

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)