Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009 - 16h05
Projeto da organização não-governamental NatureRights foi apresentado ontem (3) à senadora Fátima Cleide (PT-RO) pela representante da entidade, Samantha Novella, que busca no Congresso Nacional interlocução com parlamentares ligados à causa ambientalista para que conheçam a proposta e a divulguem junto às comunidades tradicionais da Amazônia.
Sediada na França, a NatureRights criou um sistema inovador de conseguir recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas da Amazônia, onde vivem comunidades tradicionais extrativistas, índios e ribeirinhos -, por meio da Internet.
Segundo Samantha, a idéia é buscar contribuições individuais de cidadãos do mundo, especialmente dos Estados Unidos e Europa, permitindo recolher fundos necessários para cumprir dois objetivos crescimento econômico sustentável e preservação ambiental da região amazônica.
Os recursos arrecadados seriam enviados diretamente às comunidades tradicionais, sem interferência da NatureRights na execução de projetos de sustentabilidade econômica.
A senadora Fátima Cleide disse que a idéia é louvável, ainda mais porque expressa a filosofia de que não pode ser reproduzida para a Amazônia a proposta de que a região seja um santuário da biodiversidade intocável.
"O projeto não pretende reproduzir essa concepção, o que é muito sensato. A NatureRights também considera que os cidadãos do mundo devem conhecer a importância da Amazônia para a humanidade, e estar engajados na contribuição aos projetos de sustentabilidade", disse a senadora, informando que, na medida em que suas prerrogativas permitirem, irá colaborar para a implementação do projeto no Brasil.
Fonte: Mara Paraguassu
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro