Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009 - 16h05
Projeto da organização não-governamental NatureRights foi apresentado ontem (3) à senadora Fátima Cleide (PT-RO) pela representante da entidade, Samantha Novella, que busca no Congresso Nacional interlocução com parlamentares ligados à causa ambientalista para que conheçam a proposta e a divulguem junto às comunidades tradicionais da Amazônia.
Sediada na França, a NatureRights criou um sistema inovador de conseguir recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas da Amazônia, onde vivem comunidades tradicionais extrativistas, índios e ribeirinhos -, por meio da Internet.
Segundo Samantha, a idéia é buscar contribuições individuais de cidadãos do mundo, especialmente dos Estados Unidos e Europa, permitindo recolher fundos necessários para cumprir dois objetivos crescimento econômico sustentável e preservação ambiental da região amazônica.
Os recursos arrecadados seriam enviados diretamente às comunidades tradicionais, sem interferência da NatureRights na execução de projetos de sustentabilidade econômica.
A senadora Fátima Cleide disse que a idéia é louvável, ainda mais porque expressa a filosofia de que não pode ser reproduzida para a Amazônia a proposta de que a região seja um santuário da biodiversidade intocável.
"O projeto não pretende reproduzir essa concepção, o que é muito sensato. A NatureRights também considera que os cidadãos do mundo devem conhecer a importância da Amazônia para a humanidade, e estar engajados na contribuição aos projetos de sustentabilidade", disse a senadora, informando que, na medida em que suas prerrogativas permitirem, irá colaborar para a implementação do projeto no Brasil.
Fonte: Mara Paraguassu
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes