Terça-feira, 22 de abril de 2014 - 11h40
O Projeto “Viveiro Cidadão” começou a funcionar em agosto do ano passado e até agora 181 produtores rurais de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras- na porção centro sul do Estado de Rondônia- foram cadastrados e atendidos pela Ecoporé, instituição responsável pelo projeto que é patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental.
Em apenas 4 meses o projeto já havia produzido 144 mil mudas para recuperação e reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares. São mudas de espécies nativas e frutíferas.
A iniciativa tem sido enaltecida pelos produtores da região que estão recebendo as mudas a custo zero, assistência técnica, acompanhamento do plantio e desenvolvimento das plantas.
“Seu Genivaldo José, de Castanheiras, foi um dos produtores rurais contemplados com a distribuição das mudas. Ele procurou a Ecoporé, conheceu mais do projeto, se interessou e realizou o cadastro. Em sua propriedade, através da orientação e assistência do projeto, plantou diversas mudas. “Esse projeto é importante pois vamos poder recuperar as áreas, preservar nossas águas e aprender mais do que é possível fazer para melhorar a terra em que produzimos”, disse.
Em março, deste ano, a Ecoporé concluiu a distribuição das 144 mil mudas produzidas e a previsão é que ao término de dois anos do projeto Viveiro Cidadão 400 mil mudas devam ser plantadas na região para compor os reflorestamentos.
O projeto prevê ainda a disponibilização de insumos, mudas e sementes para reflorestamento de áreas em no mínimo 80 propriedades rurais da Sub-bacia do rio Palha. De acordo com o coordenador geral do Projeto, Marcelo Ferronato, está nesta previsão a recuperação de 130 ha de áreas degradadas.
Já o coordenador de educação ambiental, Paulo Henrique Bonavigo, destaca que a Ecoporé promoverá cursos, oficinas e viagens de intercâmbio para realizar a troca de experiências e conhecimento visando à capacitação e formação dos beneficiados do projeto conscientizando-os sobre a importância de recuperar as matas ciliares.
A adesão do produtor ao Projeto Viveiro Cidadão é voluntária e o cadastro é gratuito.
Fonte: Ascom/ONG Ecoporé
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro