Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 - 19h33
Marco Antônio Soalheiro
Agência Brasil
Tailândia (PA) - A Operação Arco de Fogo chega ao fim de sua primeira semana com fiscais dedicados à medição do material apreendido em duas grandes madeireiras de Tailândia e a descoberta de 47 fornos ilegais em um única carvoaria da cidade.
"Dos 2.862 metros cúbicos de madeira existentes em uma das madeireiras fiscalizadas, 1.636 metros cúbicos eram ilegais e serão transportados por cerca de 80 caminhões", informou hoje (29) o coordenador de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na operação, Bruno Versiani.
Na outra empresa, segundo ele, onde a medição não está concluída, foram achadas muitas toras de maçaranduba, espécie de madeira nobre, com diâmetro inferior ao permitido no plano de manejo. Na carvoaria onde foi detectado o excesso de fornos, o proprietário foi multado em R$ 135 mil.
Considerada também a Operação Guardiões da Amazônia, sete grandes madeireiras de Tailândia já foram fiscalizadas, com apreensão de cerca de 15 mil metros cúbicos. Há informação de que algumas empresas se anteciparam e já reduziram o trabalho.
A determinação dos órgãos envolvidos é no sentido de que a Operação Arco de Fogo siga por tempo indeterminada na região de Tailândia. "Não temos previsão de partida. É uma operação grande, contamos com aparato policial e queremos fazer [a fiscalização] em todas as madeireiras", garantiu Versiani.
Há ao todo 147 registros de pessoas jurídicas na atividade madeireira em Tailândia, mas segundo os técnicos ambientais, muitas delas são só de fachada. A estimativa é que operem de fato de 50 a 60 empresas.
A retirada do material apreendido no município do nordeste do Pará, em direção a um depósito em Marituba, na região metropolitana da capital, segue em ritmo lento. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que, computado o volume transportado hoje por balsa pelo Rio Moju, já deixaram Tailândia 4.192 metros cúbicos.
"A medição exigida é extensa e o processamento de dados também", ressaltou Versiani. Além da balsa, 35 caminhões auxiliam no transporte das toras.
Participam da Operação Arco de Fogo em Tailândia 300 agentes de fiscalização e policiamento, divididos entre Ibama, Sema, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança. A força-tarefa, que deve se estender a mais 36 municípios, foi montada para garantir a segurança dos fiscais e técnicos ambientais, e tentar frear a retomada do desmatamento na Amazônia.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro