Segunda-feira, 16 de março de 2009 - 15h15
Nesta segunda feira, 16, o secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, participou do seminário sobre a Operação Arco Verde, que o Governo Federal está realizando em Porto Velho. A rodada de seminários, que começou em Belém no início desse mês, tem o objetivo de dar apoio à mudança do modelo produtivo da região na busca de sustentabilidade ambiental e econômica, coibindo o desmatamento em 36 municípios de quatro estados da Amazônia Legal : Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.
Em Porto Velho, o seminário que acontece nos dias 16 e 17, e conta com a participação de representantes de instituições como os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, do Meio Ambiente; da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento; Embrapa, e outros órgãos dos governos municipal e estadual ligados à regularização fundiária, ao desenvolvimento econômico e ao meio ambiente, a exemplo da própria Seagri, que faz coro com todas as instituições interessadas em promover a adequação ao desenvolvimento sustentável no estado.
Arco Verde
Conforme informações oficiais do governo federal, a operação Arco Verde foi idealizada a pedido do presidente Lula em decorrência da repercussão das ações de controle da Operação Arco de Fogo, realizada ano passado. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) coordenou e identificou ofertas de instrumentos de políticas públicas desenvolvidas no âmbito de 13 Ministérios, tendo como ponto de partida uma série de objetivos, construídos a partir dos problemas relacionados com o desmatamento ilegal na Amazônia Legal, e que abrangem quatro eixos: controle e monitoramento ambiental, ordenamento territorial e fundiário, fomento à produção sustentável e inclusão social e cidadania.
Seminário
Durante esses dois dias, diversas ações estarão sendo apresentadas e discutidas no seminário. O objetivo é redefinir a atuação de cada um frente aos temas propostos. Regularização fundiária e Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) serão os temas centrais que direcionarão as discussões. Neste primeiro dia de seminário, Carlos Magno afirmou que "as políticas a serem desenvolvidas pela operação Arco Verde devem ser trabalhadas em todas as esferas do governo conjuntamente com a sociedade e precisam avançar muito, tanto no mapeamento dos problemas de cada município com histórico de desmatamento e que constam na lista da operação Arco de Fogo (Machadinho, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho), como também na criação de alternativas econômicas para os municípios", enfatizou o secretário, que reforçou ainda a necessidade de se coibir o desmatamento ilegal na região e estimular a implementação de um novo modelo de desenvolvimento que priorize a sustentabilidade.
Fonte: Decom
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se