Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Operação Arco Verde é discutida na Seagri


 

Nesta segunda feira, 16, o secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, participou do seminário sobre a Operação Arco Verde, que o Governo Federal está realizando em Porto Velho. A rodada de seminários, que começou em Belém no início desse mês, tem o objetivo de dar apoio à mudança do modelo produtivo da região na busca de sustentabilidade ambiental e econômica, coibindo o desmatamento em 36 municípios de quatro estados da Amazônia Legal : Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Em Porto Velho, o seminário que acontece nos dias 16 e 17, e conta com a participação de representantes de instituições como os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, do Meio Ambiente; da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento; Embrapa, e outros órgãos dos governos municipal e estadual ligados à regularização fundiária, ao desenvolvimento econômico e ao meio ambiente, a exemplo da própria Seagri, que faz coro com todas as instituições interessadas em promover a adequação ao desenvolvimento sustentável no estado.


Arco Verde

Conforme informações oficiais do governo federal, a operação Arco Verde foi idealizada a pedido do presidente Lula em decorrência da repercussão das ações de controle da Operação Arco de Fogo, realizada ano passado. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) coordenou e identificou ofertas de instrumentos de políticas públicas desenvolvidas no âmbito de 13 Ministérios, tendo como ponto de partida uma série de objetivos, construídos a partir dos problemas relacionados com o desmatamento ilegal na Amazônia Legal, e que abrangem quatro eixos: controle e monitoramento ambiental, ordenamento territorial e fundiário, fomento à produção sustentável e inclusão social e cidadania.


Seminário

Durante esses dois dias, diversas ações estarão sendo apresentadas e discutidas no seminário. O objetivo é redefinir a atuação de cada um frente aos temas propostos. Regularização fundiária e Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) serão os temas centrais que direcionarão as discussões. Neste primeiro dia de seminário, Carlos Magno afirmou que "as políticas a serem desenvolvidas pela operação Arco Verde devem ser trabalhadas em todas as esferas do governo conjuntamente com a sociedade e precisam avançar muito, tanto no mapeamento dos problemas de cada município com histórico de desmatamento e que constam na lista da operação Arco de Fogo (Machadinho, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho), como também na criação de alternativas econômicas para os municípios", enfatizou o secretário, que reforçou ainda a necessidade de se coibir o desmatamento ilegal na região e estimular a implementação de um novo modelo de desenvolvimento que priorize a sustentabilidade.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)