Quinta-feira, 18 de outubro de 2007 - 23h30
Em quinze dias de operação, o Ibama, em conjunto com as Polícias Federal e Civil, realizou a maior apreensão de madeiras no Estado de Rondônia. O alvo das investigações foi o município de Alto Paraíso, distante cerca de 250 quilômetros da capital Porto Velho. Foram encontrados aproximadamente 4 mil metros cúbicos de madeira nobre escondidos em esplanadas no meio da mata cujos donos não foram identificados.
Mais de 70 caminhões foram utilizados para o transporte da madeira que ficará depositada em Ariquemes à disposição da justiça. A suspeita é de que toda a madeira sem origem seja proveniente de uma reserva federal. "Estamos investigando a denúncia de que a madeira esteja sendo extraída ilegalmente da Floresta Nacional do Bom Futuro, que fica nos arredores de Alto Paraíso ou de áreas não liberadas para a extração", diz o coordenador da operação, Keiti Matsubara.
Além da apreensão das madeiras em esplanadas, a operação realizou o levantamento de pátio de 19 madeireiras da região. Seis empresas foram lacradas por estarem com a Licença de Operação vencida e por não comprovarem a origem da madeira em estoque em seus pátios. Até o momento, as multas já ultrapassam os R$ 2,5 milhões. A equipe ainda está em fase de conclusão do trabalho.
A Operação Coleta contou com o apoio de 30 pessoas, entre fiscais do Ibama, agentes da Polícia Federal e da Polcia Civil, parcerias que vêm contribuindo grandemente para o combate aos crimes ambientais no estado.
Fonte: Ibama/RO
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se