Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 - 12h52
Sabrina Craide
Agência Brasil
Brasília - A Operação Guardiões da Amazônia, destinada a vistoriar madeireiras no município de Tailândia (PA), terá continuidade, apesar da manifestação de pessoas contrárias à fiscalização, ocorrida ontem (19), que interrompeu os trabalhos.
A garantia foi feita pelo diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Flávio Montiel, em nota divulgada ontem. Durante o protesto, fiscais do governo do Pará e do Ibama foram cercados por aproximadamente 2 mil pessoas, segundo informações do instituto.
O grupo também teria tentado invadir uma das serrarias da cidade para atear fogo a um caminhão que retirava a madeira apreendida na fiscalização. De acordo com o Ibama, funcionários de carvoarias e serrarias da cidade se revoltaram porque foram ameaçados de demissão caso a fiscalização atuasse nas empresas em que trabalham.
A Operação Guardiões da Amazônia começou a fiscalização na semana passada em Tailândia. Cerca de 130 servidores do Ibama e do governo do estado participam da ação. Das cerca de 140 serrarias de Tailândia, dez já foram fiscalizadas e cinco multadas por terem em estoque madeira sem origem comprovada e por comércio de madeira sem autorização.
Dos mais de 20 mil metros cúbicos de madeira vistoriados, 13 mil foram apreendidos, um volume equivalente a 640 caminhões. As multas aplicadas já somam mais de R$ 1,5 milhão, de acordo com o Ibama.
FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono
Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est
A ação decisiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, de antecipar em três meses a nova fase da Operação Hileia tem como objetivo combater o desm