Sexta-feira, 4 de julho de 2008 - 07h43
DANIELA ARRAIS - Folha de São Paulo
Foi por conta de um pedido do líder indígena Almir Suruí que o Google foi a Rondônia, com o objetivo de mapear a região com auxílio do Google Earth. Em 2006, o líder do povo Suruí viajou até a Califórnia para pedir ajuda ao Google. Ele queria mostrar a importância de sua cultura e da floresta local para o resto do mundo.
Neste mês, a ajuda chegou. Rebecca Moore, engenheira do Google, passou dias dormindo em uma maloca, no meio da Amazônia, para conhecer o local e fazer treinamentos com integrantes da tribo Suruí, que estão aprendendo a usar o Google Earth Outreach (earth.google.com/outreach).
Lançado oficialmente no Brasil no último dia 12 de junho, o aplicativo é voltado para entidades sem fins lucrativos, como organizações ambientalistas, setor público e sociedade civil.
A idéia é que as entidades usem a ferramenta de visualização de mapas em três dimensões para divulgar iniciativas e informações de interesse público.
O Outreach tem como mote que uma visualização em 3D vale mais do que mil palavras. "A ferramenta é imersiva, convincente. É uma nova forma digital de contar uma história", afirmou Moore, em entrevista à Folha.
A engenheira destacou que a ferramenta pode ser bastante eficiente na conscientização da população. "ONGs sempre colocaram informações na internet, mas, com uma ferramenta assim, elas podem ser mais efetivas, alcançar um maior impacto, conseguir mais voluntários", disse.
No mapa de Rondônia, até agora, só é possível ver uma área verde, sem demais informações. Com o mapeamento, que deve ficar pronto até o fim do ano, segundo Moore, pontos da região estão sendo localizados. Além de ícones, haverá espaço para vídeos e fotos.
"Onde até pouco tempo não havia luz elétrica, jovens estão filmando vídeos para colocar no YouTube. É algo que nunca foi colocado no Google antes, é histórico", disse a engenheira.
Para começar a mexer no Outreach, é preciso fazer o download gratuito do Google Earth. Em seguida, vá à página do projeto e veja como baixar dados para usar no programa de mapas 3D.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro