Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

P.Federal planta 300 mudas no Programa Carbono Neutro


 P.Federal planta 300 mudas no Programa Carbono Neutro - Gente de Opinião

A Polícia Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, Exército Brasileiro e Prev-Fogo realizou na última sexta-feira (11), o plantio de 300 mudas na área do balneário Estrelinha e Palheta. A iniciativa faz parte do Programa Carbono Neutro da Polícia Federal, realizada todos os anos a nível nacional.

O Igarapé do Palheta foi sede da cerimônia de solenidade realizada pela Polícia Federal em agradecimento aos órgãos parceiros desta ação. Estiveram prestigiando o evento a bióloga da SEMMA, Tássia Karina, secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiental (SEMMA), Paulo Carvalho, Ten. Mynarson Rodrigues de Oliveira, representando o Comandante do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), os membros do Pev-Fogo, Professor do curso de Gestão Ambiental, Jorge Luiz Heráclito de Mattos e representante do Campus de Guajará-Mirim – UNIR e alunos do curso de Gestão Ambiental da UNIR.

A Prefeitura de Guajará-Mirim cedeu o local para a realização do programa, além disso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) fez a limpeza de todo local onde foi feito o plantio e deu apoio logístico aos organizadores, já a SEMMA doou as mudas para o plantio.


Programa Carbono Neutro

Em 2008 foi implantada a primeira fase deste programa em Rondônia, com o plantio de 1000 mudas de espécies florestais nativas em áreas urbanas no município de Porto Velho. Em 2009 as delegacias descentralizadas do Estado, providenciaram o plantio de 2000 mudas de espécies florestais nativaP.Federal planta 300 mudas no Programa Carbono Neutro - Gente de Opiniãos de cada região, através de parcerias com órgãos públicos, ONGs, empresas, escolas e ou universidades.

A Polícia Federal foi o primeiro órgão público a tomar este tipo de iniciativa, e acabou tendo o trabalho reconhecido ao receber o Prêmio Época de Mudanças Climáticas. A PF também foi pioneira ao ingressar no Programa Brasileiro “GHG Protocol” (Greenhouse Gas Protocol), e hoje é um dos membros fundadores.

O programa é coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, o World Resources Institute, o World Business Council for Sustainable Development e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

Neste ano a Delegacia de Guajará-Mirim realizou o plantio de 300 mudas de espécies florestais como: Ipê, Seringueira e Açaí. A data foi definida levando em conta as condições climáticas da região, aproveitando as melhores condições meteorológicas para o desenvolvimento das mudas.

De acordo com um dos organizadores do evento, o agente da Polícia Federal, Carlos Eduardo Araujo, o Programa tem um objetivo maior a contribuição para o bem estar da sociedade: “O Programa existe para contribuir com a melhoria das condições de vida da sociedade, através da preservação ambiental. Com isso, contribuiremos para a formação de uma sociedade consciente, por meio do caráter pedagógica, que é a prática do plantio e da conscientização do aquecimento global e da importância da neutralização e redução das emissões de GEE”, salientou.

Após o encerramento da solenidade, os presentes foram convidados a fazerem o plantio simbólico das últimas 15 mudas.

Fonte: Jornal O Mamoré

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)