Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Pacto da Cadeia Produtiva da Pecuária é adiada


O evento realizado, no auditório do Banco da Amazônia objetivava a promoção do desenvolvimento integrado da pecuária de corte no Estado, não aconteceu devido ao número reduzido de representantes do setor. De 15 pecuaristas esperados para a reunião, apenas seis compareceram enquanto que representantes do Sebrae, da Fiero, de diversas entidades do setor público e privado, e empresários prestigiaram.

Nessa reunião, a Seplan e parceiros fariam o lançamento do “Pacto para Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte de Rondônia”. Porém, a pouca participação da classe pecuarista causou descontentamento ao secretário de Planejamento, João Carlos Ribeiro. “Várias tentativas já foram feitas para a realização deste trabalho, mas a iniciativa tem que partir do próprio pecuarista. A pecuária não anda sozinha. O governo do Estado de Rondônia garante total apoio à elaboração de projetos, no entanto a cadeia produtiva deve mostrar interesse, o que não está acontecendo. O Estado está caminhando muito rápido e a pecuária está ficando para trás”, explicou o secretário. Para motivá-los, João Ribeiro solicitou aos pecuaristas presentes que formassem uma coordenação para melhor desenvolvimento do trabalho.

A reunião de lançamento do “Pacto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte de Rondônia” foi adiada para o próximo dia 13 de novembro, no auditório da Fiero. A expectativa e a participação efetiva da classe pecuarista, já com a coordenação definida para que junto com o Governo do Estado de Rondônia ela possa contribuir para alavancar à economia. Assuntos como o comércio da carne bovina e a exportação também serão discutidos. “Com pequenos reajustes podemos levantar ainda mais a economia do Estado”, disse otimista o secretário.

Benefícios do Pacto da Pecuária de Corte

Com a firmação do Pacto, os agentes integrados podem obter benefícios e ganhos como: a disponibilidade de um espaço onde problemas comuns ou entre os integrantes do setor da pecuária de corte possam ser discutidos e resolvidos. Ele cria ainda a possibilidade de formulação de um plano estratégico de desenvolvimento da pecuária na região facilitando e elevando o nível do planejamento de cada produtor, gerando oportunidades para explorar parcerias e negocioações com os governos federal, estadual e municipal em áreas como marketing, infra-estrutura, transporte e educação. A pecuária de corte é um dos setores mais relevantes da economia rondoniense, que exporta animais e seus derivados. O Estado possui uma grande estrutura de processamento da carne bovina.

Fonte: A/I SEPLAN 

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)